Categorias
Memória

Abertas inscrições para o Desafio Sebrae 2003

A UFRJ abre as inscrições para a quarta edição do Desafio Sebrae. Desenvolvido pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, o game estimula universitários a se tornarem futuros empreendedores. Estudantes de qualquer curso dos estabelecimentos de ensino superior credenciados pelo Ministério da Educação podem se inscrever até o dia 1º de julho pelo site www.desafio.sebrae.com.br.

A UFRJ abre as inscrições para a quarta edição do Desafio Sebrae. Desenvolvido pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, o game estimula universitários a se tornarem futuros empreendedores. Estudantes de qualquer curso dos estabelecimentos de ensino superior credenciados pelo Ministério da Educação podem se inscrever até o dia 1º de julho pelo site www.desafio.sebrae.com.br.
O objetivo é estimular o interesse dos futuros profissionais pela abertura de novos e próprios negócios.. Para este ano, o Desafio Sebrae abrirá espaço para que 50 mil estudantes universitários participem do jogo, o que deverá totalizar cerca de 15 mil equipes. No primeiro ano do Desafio, em 2000, participaram mil alunos. Em 2001, esse número aumentou para 15 mil estudantes e em 2002, foram formadas 10 mil equipes, num total de 43 mil universitários. A equipe vencedora do ano passado foi a Prominas, de Minas Gerais.
O game simula o dia-a-dia de uma empresa, exigindo dos estudantes rapidez e eficiência na tomada de decisões gerenciais Ganha quem enfrentar melhor os problemas e conseguir os maiores resultados de produtividade. A equipe vencedora ganha laptops e uma viagem de dez dias ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), onde estão as principais empresas e centros universitários de Informática do mundo.
A competição segue o conceito do business game, o mesmo usado no treinamento de executivos. Cada tomada de decisão vale pontos. Quanto mais acertadas forem as decisões, mais chances de ganhar a disputa. Contam pontos decisões sobre mão-de-obra, custos, preços, matéria-prima e marketing. Cada equipe pode ter de três a cinco participantes.
A taxa de R$ 25 por equipe dá direito ao kit com o manual do jogo e CD-Rom para ser usado com a Internet. A previsão é que o game comece no meio de julho. Cada equipe deverá enviar suas decisões gerenciais via protocolo http de transmissão de dados para a coordenação do projeto na Incubadora de Empresas da Coppe. A fase semifinal deverá acontecer em novembro, em quatro capitais (Porto Alegre, Vitória, Salvador e Fortaleza). A final do Desafio Sebrae está marcada para dezembro, em Brasília.
O game traz muitas novidades este ano. Além do site www.desafio.sebrae.com.br, totalmente reformulado, as fases presenciais e a final nacional serão realizadas em shopping centers nas cidades definidas.Outra novidade do jogo é que as equipes que forem eliminadas terão a chance de receber uma consultoria no site do Desafio Sebrae, com análise de um especialista que irá avaliar as razões pelas quais aquela empresa não obteve sucesso no jogo.
A equipe ganhadora do Desafio Sebrae 2003 também vai ter a possibilidade de fazer um estágio (não remunerado) de uma semana na empresa Cobra D’Água, acompanhando todo o processo de produção e passando pelos diversos departamentos da firma.
O game “Desafio Sebrae” foi desenvolvido por uma equipe da Incubadora de Empresas da Coppe – UFRJ, com o sistema Macromedia Diretor 8.5, interface http para transmissão de dados, softwares de animação 3D, planilhas e outros softwares simuladores. O jogo é dividido em dois sistemas fundamentais, um máster e um cliente. O programa máster é o gerenciador do jogo onde acontece todo o ambiente de simulação. O sistema de cliente, parte do jogo que o jogador manuseia, permite que se estimem resultados possíveis a partir de um número dado de premissas. Um sistema de bando de dados está acoplado ao sistema máster, que cuida do seu gerenciamento, com capacidade para suportar até um terabyte de dados. A equipe da UFRJ- Incubadora de Empresas da Coppe- encarregada do desenvolvimento do jogo, formada por dez integrantes, dedicou mais de 10 mil horas de trabalho para criar o Desafio Sebrae 2003.