Contas de 2002 do HU são aprovadas

As contas de 2002 do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho foram unanimemente aprovadas pelo Conselho de Administração do Hospital.

Em reunião realizada na CAE, em 28/02/03, o Conselho de Administração do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) examinou e aprovou a prestação de contas, apresentada pelo diretor Amâncio Carvalho, como determina o regimento geral do Hospital. Este foi mais um passo na retomada plena de todas as atribuições deste Conselho, órgão máximo de deliberação na estrutura hospitalar. Resumidamente, foram apreciados os seguintes dados:
– O total de atendimentos a pacientes atingiu seu recorde histórico, global e para cada um dos itens destacados abaixo. Foram mais de:
. 20 mil internações
. 276 mil consultas
. 11 mil cirurgias no centro cirúrgico
. 180 transplantes
– A taxa de mortalidade institucional foi semelhante à de 2001, de 3,6%, a mais baixa da série histórica conhecida desde o início dos anos 90.
– A média obtida pelo HUCFF na avaliação feita pelo SUS com pacientes internados, divulgada em 2002, foi de 8,57; acima da média do conjunto de hospitais e da média dos HUs, os que melhor se saíram.
– Foram registrados 120 novos projetos científicos na Comissão de Ética em Pesquisa.
– Foram publicados 43 artigos científicos em revistas estrangeiras indexadas citando o HUCFF.
– Foram defendidas no ambiente do HUCFF 140 teses e dissertações, referente a cursos de pós-graduação que aqui funcionam.
Com base nesses resultados, foram apresentadas e aceitas as seguintes considerações:
– O HUCFF não apenas cumpriu sua missão institucional, mas alcançou os mais elevados índices de sua história ao cumpri-la.
– Foram gastos mais de R$ 1 milhão mensais dos recursos próprios com pessoal, para suprir a falta de renovação do quadro. A recente realização de um concurso público somente permitiu a entrada de um número relativamente pequeno de novos funcionários (pouco mais de 100) em dezembro, sem impacto positivo para 2002.
– O crescimento do quadro total de trabalhadores, incluindo RJU e terceirizados, foi de 15% entre 1997 e 2002, enquanto o número de internações evoluiu em 50% e o de cirurgias em quase 70%, indicando significativo aumento da produtividade.
– Esse déficit de pessoal é a principal causa de nossa dívida e de sua elevação em 2002, tal como ocorre no universo de 45 hospitais universitários do MEC por todo o país. Pode-se observar que a dívida total corresponde a menos da metade de nosso gasto anual com mão de obra (sem RJU), e o déficit financeiro de 2002 (R$ 1,2 milhão) a menos de 10% da folha própria de pessoal anual.
– O Conselho de Administração aprovou unanimemente o relatório de 2002 e também uma moção de louvor ao corpo de funcionários e professores do HUCFF, verdadeiros responsáveis pela manutenção deste nível de atividade em meio a condições tão adversas.