UFRJ lança projeto Habilitar

Projeto Habilitar: Inserindo Deficientes no Mercado de Trabalho

O Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ lança na próxima segunda-feira, dia 17 de março, às 10h, com a presença das autoridades universitárias, de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do Deputado Estadual Otávio Leite e de diversas entidades envolvidas com a causa dos deficientes, o Projeto Habilitar. O Projeto oferece a pessoas portadoras de deficiência a oportunidade de participar de cursos de qualificação profissional, vencendo assim suas limitações e ingressando no mercado de trabalho.
A primeira turma do projeto será formada por 13 deficientes físicos e visuais que participarão do curso de formação profissional em Redes de Computadores do Cisco Networking Academy Program. Este curso faz parte da grade de cursos oferecidos pelo NCE/UFRJ e está sendo adaptado para atender uma turma especial, fazendo dele uma experiência inédita no Brasil.
O NCE/UFRJ investiu amplamente em obras de infra-estrutura, facilitando o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ao prédio. Além disso, os alunos poderão utilizar todos os recursos da instituição incluindo redes de alta velocidade e laboratório com o software adaptativo instalado. Ao findar o curso, os participantes receberão a certificação mais importante da área de Redes.
Segundo Antônio Borges, professor responsável pelo curso, o Projeto Habilitar vai atuar na criação de uma estrutura básica de profissionalização que poderá ser aplicada em larga escala por todo o Brasil.
No momento, o NCE/UFRJ busca empresas parceiras que se interessem pela proposta e ofereçam oportunidades de estágios e bolsas para os alunos.