Categorias
Memória

Cristovam Buarque emociona ao proferir Aula Magna

A UFRJ foi presenteada, no início de seu ano letivo, dia 10/03, com uma aula proferida pelo Ministro da Educação, Cristovam Buarque.

A UFRJ foi presenteada, no início de seu ano letivo, dia 10/03, com uma aula proferida pelo Ministro da Educação, Cristovam Buarque. O Ministro afirmou que o Brasil precisa “completar o regime republicano e a abolição da escravidão”, ressaltando que desigualdades sociais e raciais do país persistem, mesmo depois da instauração da República e da libertação dos escravos, no fim do século XIX. Além disso, defendeu que as universidades devem lutar por essa causa, não perdendo a capacidade de indignação com os problemas brasileiros. Ao encerrar a aula magna, Cristovam Buarque foi muito aplaudido, de pé, pelos presentes.
Compareceram à mesa o Reitor em Exercício, Professor Sérgio Fracalanzza, o Reitor licenciado e presidente do BNDES, Professor Carlos Lessa, e representantes das entidades da UFRJ. Também estiveram presentes à solenidade os Reitores da UERJ e da UniRio, Nilcéa Freire e Pietro Novellino, respectivamente.