Categorias
Memória

Febre amarela: carnaval e férias

O Cives – Centro de Informação em Saúde para Viajantes – informa que durante períodos de férias e feriados, principalmente no carnaval, dezenas de milhares de pessoas viajam para o interior de outros estados e regiões.

O Cives – Centro de Informação em Saúde para Viajantes – informa que durante períodos de férias e feriados, principalmente no carnaval, dezenas de milhares de pessoas viajam para o interior de outros estados e regiões. A febre amarela é uma doença que pode ter evolução grave e causar a morte da pessoa infectada. Em Minas Gerais está ocorrendo um surto de febre amarela na região de Diamantina (Vale do Jequitinhonha) e já foram registrados 16 óbitos.
Existem áreas de risco de transmissão de febre amarela em todas as regiões do Brasil, além de outros países da América Latina e da África. O vírus da febre amarela está presente em todos os municípios das regiões Norte, Centro Oeste (incluindo Brasília) e em numerosos municípios das regiões Nordeste, Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e Sul. Nessas áreas, a doença é transmitida por mosquitos do gênero Hemagogus (principalmente e o ciclo do vírus é mantido através da infecção de macaos. Na Região Amazônica também ocorre transmissão de malária.
A febre amarela é geralmente adquirida quando uma pessoa não vacinada viaja para o interior do país áreas rurais, regiões de cerrados e florestas). O deslocamento de pessoas não vacinadas poara áreas endêmicas faz c0om que exista risco de reintrodução da febre amarela nas cidades. Uma vez infectada, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o Aedes Aegypti (o mesmo que transmite a dengue) que poderia iniciar a transmissão da febre amarela em áreas urbanas.
A vacina contra a febre amarela é gratuita e está disponível nos Centros Municipais de Saúde. O Cives recomenda que as pessoas sejam vacinadas pelo menos dez dias antes de viajar para áreas onde há risco de transmissão da doença, observadas as contra-indicações. Além disto, recomenda que sejam seguidas cuidadosamente as medidas de proteção contra as doenças transmitidas por insetos.