HU precisa de doadores de sangue.

O estado é critico no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, que foi obrigado a suspender três cirurgias por falta de doadores de sangue. Caso o quadro não se altere, mais cirurgias poderão ser adiadas a partir de segunda-feira.

Na ultima quinta-feira (30/01) o banco de sangue do hospital bateu o recorde negativo de coleta em seus 25 anos de atividade, com apenas 13 doações, quando o mínimo necessário deve ficar entre 60 e 80.
Devido à baixa de doadores, na manhã de hoje, sete pacientes que precisavam de sangue com fator Rh negativo estavam na dependência do aparecimento de pessoas para doar.
Além de atender aos 500 leitos do Hospital do Fundão, o banco de sangue do Clementino Fraga Filho abastece o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, unidade de saúde também da UFRJ e que dispõe de 80 leitos.
Para doar sangue é necessário ter entre 18 anos e 65 anos e estar se sentindo bem de saúde. Não é preciso estar em jejum. O doador deve levar um documento de identidade para apresentar antes da doação.
Ajude a reverter este quadro em que a vida sai perdendo e doe sangue para o hospital.
Solidariedade é coisa que se pratica.
As coletas no Fundão são feitas de 2ª a 6ª feira, entre 7h e 13:30h e informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo telefone 2562-2305 ou pelo e-mail hemoter@hucff.ufrj.br