Categorias
Memória

Professor da COPPE recebe prêmio México de C&T

O professor Martin Schmal, do programa de Engenharia Química da COPPE, foi contemplado com o prêmio México de Ciência e Tecnologia. O prêmio é concedido pelo governo do México desde 1990 como reconhecimento aos trabalhos científicos e tecnológicos realizados nos países da América do Sul, América Central, Caribe, Espanha e Portugal.

O professor Martin Schmal, do programa de Engenharia Química da COPPE, foi contemplado com o prêmio México de Ciência e Tecnologia. O prêmio é concedido pelo governo do México desde 1990 como reconhecimento aos trabalhos científicos e tecnológicos realizados nos países da América do Sul, América Central, Caribe, Espanha e Portugal. Schmal , que concorreu com outros 70 candidatos de 17 países, foi eleito por unanimidade pelo júri. O prêmio será entregue em março pelo presidente do México, Vicente Fox Quesada.
O Professor Schmal é Coordenador do Núcleo de Catálise da COPPE, e vem desenvolvendo com sucesso catalisadores para eliminar a emissão de material particulado ( fumaça negra) de veículos movidos a diesel, que podem causar doenças respiratórias. Há anos os países industrializados buscam catalisadores eficientes para motores a diesel.
No ano passado, Professor Schmal se tornou o primeiro pesquisador brasileiro a ganhar o Humboldt Research Award, concedido anualmente pela fundação Alexander von Humboldt, da Alemanha. Graças às suas pesquisas desenvolvidas na COPPE, o Brasil passou a ocupar um espaço de destaque entre os principais centros de pesquisa do setor no mundo.