UFRJ Monitora queimadas na Floresta da Tijuca

O Departamento de Meteorologia da UFRJ, do Instituto de Geociências, passa a operar, a partir de 30 de janeiro, o Sistema de Monitoramento e Previsão de Queimadas na Floresta da Tijuca através de uma home page.

A partir do dia 30 de janeiro o Departamento de Meteorologia da UFRJ , do Instituto de Geociências, passa a operar o Sistema de Monitoramento e Previsão de Queimadas na Floresta da Tijuca. Foram instaladas na Floresta, duas estações metereológicas especiais com plataformas e coletas de dados. Esse sistema passa pelo satélite brasileiro de comunicações e a informação final chega ao Departamento de Meteorologia da UFRJ que a repassa, através da home page, para as autoridades e para o público em geral. O site que será atualizado a cada hora pela Universidade é o www.lamma.ufrj.br/queimadas.
O projeto, pioneiro no Brasil, custou cerca de R$ 250 mil e pode ser aplicado em todo o Território Nacional.
O lançamento do projeto, que teve o patrocínio da Light, será dia 30, ás 15h, no Centro Cultural da Light, Av. Marechal Floriano, 168 – Térreo. Telefone para contato: 2598-9467 prof. Luiz Maia (9948-4879).