Secretaria de Cultura premia COPPEAD

O Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração – COPPEAD/UFRJ recebeu do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro o prêmio Estácio de Sá na categoria “Ciências”, concedido a instituições que se destacaram na produção de conhecimento. Essa é a mais importante premiação do Estado, com 11 categorias relacionadas à arte, cultura e educação .
O COPPEAD, instituição de renome no âmbito empresarial, produz conhecimento de gestão, fundamental para superar as dificuldades econômicas do Brasil, transformá-lo num país produtivo e competitivo na economia global e explorar sua potencialidades. Enfim, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
Em 2002 o COPPEAD foi palco da defesa de 70 teses de mestrado e quatro de doutorado, bem como do lançamento de quatro livros de autoria e organização dos professores da instituição. Além disso, ocorreu o IX Congresso COPPEAD de Administração, que recebeu recorde de inscrição de trabalhos de professores e alunos de dentro e fora da comunidade acadêmica (até do exterior). O COPPEAD também publicou matérias em revistas especializadas nacionais e internacionais e manteve a tradição da nota máxima concedida pela Capes aos cursos de Administração. Não só os pesquisadores são responsáveis pelo sucesso acadêmico e científico dessas atividades. Segundo o diretor do COPPEAD, professor Ricardo Leal, o corpo discente possuí um ótimo nível, é exigente e atuante nas pesquisas desenvolvidas.
Ele ressaltou ainda a limitação de recursos para a realização de pesquisa na UFRJ: “A falta de recursos e os baixos salários levam os pesquisadores a dedicarem tempo à consultoria e ao ensino remunerado, prejudicando a pesquisa. No COPPEAD, temos procurado superar essa limitação com um imenso esforço de alocar recursos de projetos e cursos à pesquisa e à captação de parceiros do meio empresarial.