Dengue na UFRJ não: Ilha do Fundão

Mobilização contra a dengue no campus do Fundão

Ontem, dia 19 de dezembro toda a comunidade universitária se mobilizou num grande mutirão para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti nos seus campi. Na Ilha do Fundão o trabalho começou cedo: antes das 07h da manhã, o reitor Carlos Lessa em pessoa, já dava o exemplo, distribuindo panfletos que informavam sobre as formas de combate à dengue e os sintomas da doença, em frente ao CCS.
Foi também em frente ao CCS que se reuniram, às 09h, voluntários e os mais de 200 agentes de saúde deslocados pelas secretarias municipal e estadual de saúde, que partiram em carros disponibilizados pela prefeitura da UFRJ para eliminar e tratar focos da doença em outros pontos do campus. O Prof. Dr. Roberto Medronho, coordenador da campanha Dengue na UFRJ Não, esteve presente e atuante:
“Só a mobilização social aliada ao combate ao vetor da dengue nos livrará do risco de uma epidemia. È uma demonstração de cidadania e participação social. Temos aqui representantes de todas as unidades do campus do Fundão.” – disse, fazendo questão de destacar o apoio integral do Professor Edson de Souza, chefe de gabinete da reitoria e chamando a atenção apara as 88 mortes por dengue que já aconteceram este ano.
Coordenador estadual de controle do Aedes Aegypti, Clodoaldo Novaes também compareceu para reforçar a parceria do governo do estado do Rio de Janeiro com a UFRJ, mostrando a importância da parceria com a Universidade nessa área.
“É importante buscar esse tipo de integração, ainda mais quando há mobilização social como nesta campanha. Sem a comunidade não há a possibilidade de controle eficiente da dengue.” – disse, vestindo a camiseta da campanha e pronto para se juntar aos voluntários.
Durante toda a manhã e à tarde, os voluntários e agentes de saúde percorreram todo o campus, distribuindo panfletos informativos, eliminando e tratando focos da doença.