Dengue na UFRJ não: EEAN e HESFA

Combate à dengue em outras unidades

A campanha contra a dengue mobilizou professores, funcionários e alunos do quarto período da Escola de Enfermagem Ana Nery (EEAN) e do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA) durante todo o dia de ontem (19/12). Grupos formados por seis alunos e um professor ou funcionário visitaram todas as dependências da escola e do hospital. Lá entregaram folders, orientaram sobre a doença – o que é a dengue, quais são seus sintomas, quais as medidas de prevenção e procuraram por focos do Aedes aegypti e prováveis pontos de proliferação do mosquito. Os focos mais facilmente combatíveis foram tratados ao longo do dia, já aqueles que não puderam ser eliminados foram levados ao conhecimento da prefeitura universitária. Cada grupo elaborou um relatório especificando tudo o que encontraram.
Às 8h ocorreu uma reunião para conscientizar os voluntários sobre a importância do combate a dengue. Nesse momento, os grupos receberam o material fornecido pela prefeitura da UFRJ – cartazes, camisa, folder – e a seguir iniciaram a inspeção das dependências da EEAN e do HESFA. Após três horas todos os participantes da campanha se encontraram no auditório, onde cada grupo expôs seus relatórios. Possíveis recipientes de água acumulada, como lixo exposto, vasos de planta sem areia e entulhos foram os principais problemas apontados. Às 12h os voluntários partiram para rua, a fim informar pessoas de fora da comunidade acadêmica sobre os modos de prevenção da doença. As visitas às dependências da EEAN e do HESFA continuaram à tarde.
Os voluntários mostraram-se preocupados com o resultado das inspeções, justamente por tratar de um centro de saúde. Segundo a aluna Priscila de Azeredo Muniz, embora a dengue seja constantemente divulgada pela mídia, a quantidade de dúvidas sobre a doença é enorme.