HU inaugura duas máquinas

Foram inagurados na manhã de segunda-feira, 16/12, dois equipamentos no subsolo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho: um tomógrafo computadorizado helicoidal e um litotripsor, máquinas que beneficiarão milhares de pacientes, em geral procedentes de bairros dos subúrbios do Rio, da Baixada e do Norte e Noroeste Fluminenses. A máquina de litotripsia é a primeira da rede pública do Rio.
O tomógrafo permite a visualização de imagens em 3D, ferramenta indispensável para diagnóstico de áreas internas do corpo. O aparelho é o mais rápido em utilização na rede pública e pode realizar até 50 exames por dia.
A máquina de litotripsia, manufatura da alemã Dornier Medtech, destrói cálculos do trato urinário com a utilização de ondas de choque eletrohidráulico, abolindo a necessidade de cirurgia. Um terço dos pacientes atendidos pelo Serviço de Urologia do HU têm cálculos. A máquina é única em toda a rede pública de saúde do Rio de Janeiro.
As duas máquinas custaram R$ 2,3 milhões, pagos com recursos do Programa de Modernização e Infra-Estrutura Acadêmica das Instituições de Ensino Superior e Hospitais Universitários (Prorecom) do MEC. A operação do tomógrafo ficará por conta do Serviço de Radiodiagnóstico e a de litotripsia, pelos técnicos do Serviço de Urologia do Hospital do Fundão.
Presente à inauguração, o reitor Carlos Lessa convocou os senhores da vida e da morte, como ele se referiu aos médicos, para que realizem mais pesquisas clínicas, pois na sua avaliação o Brasil precisa dar um salto nessa área.