Sem título da matéria

Foi realizada hoje na Sala da Congregação do IMPPG, a última reunião da Comissão da Dengue antes da atividade do dia 19, a “Dengue na UFRJ Não”, para a qual todas as unidades estão mobilizadas. Estiveram presentes representantes da Praia Vermelha, das unidades do Centro, do CCMN, do CLA, do HU e do próprio IMPPG, além de membros da Prefeitura Universitária, que estão organizando o evento.

Foi realizada no último dia 13 na Sala da Congregação do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, a última reunião da Comissão da Dengue antes da atividade do dia 19, a “Dengue na UFRJ Não”, para a qual todas as unidades estão mobilizadas. Estiveram presentes representantes da Praia Vermelha, das unidades do Centro, do CCMN, do CLA, do HU e do próprio IMPPG, além de membros da Prefeitura Universitária, que estão organizando o evento. O coordenador geral do projeto, Professor Roberto Medronho, conseguiu junto aos governos do estado e do município mil agentes de saúde que se juntarão a professores, funcionários e alunos da UFRJ que se voluntariem para participar do mutirão.
Durante a reunião o professor do IMPPG Maulori Cabral fez uma rápida exposição de como se detectar a presença das larvas do Aedes aegypti. O kit básico consiste de um sugador para retirar água das plantas, uma cuia para depositar essa água e uma lanterna, já que as larvas do mosquito da dengue, diferentemente daquelas de outros mosquitos, fogem da luz. Maulori destacou a importância do combate ainda no estado larval, já que depois que o mosquito está em sua fase adulta, torna-se difícil eliminá-lo, pois ele está cada vez mais resistente aos inseticidas usados. O professor destacou como uma medida simples de prevenção misturar óleo ou detergente à água limpa, pois as larvas não conseguem respirar nessas condições. O professor Maulori ressaltou a necessidade do combate ao mosquito da dengue. “As pessoas têm que se conscientizar que estão fazendo uma escolha simples: ou se combate a dengue ou se morre”, disse.
Como apenas nove voluntários compareceram ao primeiro treinamento para o “Dengue na UFRJ não”, realizado no último dia 10, foi definido que os responsáveis pelo combate em cada unidade aglutinarão suas equipes para participar de um novo treinamento, conduzido pelo IMPPG e pelo Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais (NPPN) no dia 17, às 9 horas, no Quinhentão, no CCS.
Além da confirmação do roteiro de atividades, foi feita na reunião a divisão de material entre as diferentes unidades que participarão do combate. O material, que consiste de folders, cartazes, faixas e camisas para os voluntários, será distribuído no próximo dia 17. No dia 19, já está confirmado que 50 funcionários da Prefeitura Universitária estarão fazendo o combate externo, enquanto outros voluntários farão o trabalho nas unidades. Todas as viaturas disponíveis da universidade foram colocadas à disposição do evento. Também serão usadas caçambas para recolher lixo e entulho e a COMLURB prometeu emprestar dois caminhões para a atividade.
Segue o roteiro geral de atividades:
6h30 – Panfletagem nas duas entradas de veículos da Ilha do Fundão (Linha Amarela e Prefeitura) e na entrada principal do campus da Praia Vermelha , onde serão instaladas barreiras simbólicas. O objetivo é distribuir folders para os alunos que cheguem nesse horário para as aulas.

7 às 8h – Panfletagem nos principais acessos aos Centros e Unidades dos campi e isoladas.

9h – Concentrações nas Tendas “Dengue na UFRJ não”: Ilha do Fundão – entre o HU e o CCS; Praia Vermelha – ao lado da Vigilância, e centro da cidade – no Largo de São Francisco, em frente ao IFCS. O professor Maulori Cabral fará rápida explicação do que deseja dos voluntários para aqueles que não compareceram aos treinamentos.

9h30 – Caminhadas, a partir das tendas, para início do trabalho de campo de inspeção, detecção, eliminação e/ou tratamento dos focos do mosquito Aedes aegypti nos campi e Unidades isoladas da Universidade e coleta de lixo. O professor Maulori orientará as equipes a partir de um carro de som.

13h – Concentração e Caminhada na Escola de Enfermagem Anna Nery e Hospital São Francisco de Assis (Cidade Nova), com mobilização da população junto à estação do Metrô da Praça Onze.

15h – Retorno das equipes aos pontos de concentração “Dengue na UFRJ não” para avaliação dos
resultados .

06:30 – Panfletagem nas duas entradas de veículos da
Ilha do Fundão (Linha Amarela e Prefeitura) e na entrada
principal do campus da Praia Vermelha (ao lado do
Pinel), onde serão instaladas barreiras simbólicas.

07:00 às 08:00 – Panfletagem nos principais acessos aos
Centros e Unidades dos campi e isoladas.

09:00 – Concentrações nas Tendas “Dengue na UFRJ não”:
Ilha do Fundão – entre o HU e o CCS; Praia Vermelha – ao
lado da Vigilância, e centro da cidade – no Largo de São
Francisco, em frente ao IFCS.

09:30 – Caminhadas, a partir das tendas, para início do
trabalho de campo de inspeção, detecção, eliminação e/ou
tratamento dos focos do mosquito Aedes aegypti nos campi
e Unidades isoladas da Universidade e coleta de lixo.

13:00 – Concentração e Caminhada na Escola de Enfermagem
Anna Nery e Hospital São Francisco de Assis (Cidade
Nova), com mobilização da população junto à estação do
Metrô da Praça Onze.

15:00 – Retorno das equipes aos pontos de
concentração “Dengue na UFRJ não” para avaliação dos
resultados

Observações:
Serão montadas três tendas com material da Secretaria
Municipal de Saúde, onde serão demonstrados como
identificar as larvas e o mosquito Aedes aegypti e os
métodos para sua eliminação.
As equipes de inspeção serão formadas por alunos,
funcionários e professores, orientados pelos membros da
Comissão instituída pelo Reitor para coordenar as
atividades de combate a Dengue na UFRJ.