Mil registros na Base MINERVA

O Sistema de Bibliotecas e Informações – SIBI implementou mais de um milhão de registros na Base MINERVA “graças ao esforço e dedicação demonstrados pelas equipes do SiBI e do NCE, que participaram ativamente nesse projeto”, declara Mariza Russo, coordenadora do SiBI.

O Sistema de Bibliotecas e Informações – SIBI implementou mais de um milhão de registros na Base MINERVA. “ Cabe ressaltar, apesar da quantidade de acervo ainda por informatizar, o esforço e dedicação demonstrados pelas equipes do SiBI e do NCE, que participaram ativamente nesse projeto”, declara Mariza Russo, coordenadora do SIBI. No período de 1976 a 1997, cerca de 200 mil registros bibliográficos das coleções das bibliotecas da UFRJ, entre livros e teses, foram informatizados utilizando-se um software desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica – NCE/UFRJ, para catalogação e consulta.
Esses acervos cobriam, predominantemente, as áreas de ciência e tecnologia, ciências matemáticas e da natureza e ciências administrativas e econômicas, em virtude de as bibliotecas que abrigavam essas coleções contarem com maior infra-estrutura para a tarefa de informatização.
A partir da aquisição do software gerenciador de serviços de bibliotecas – ALEPH, em 1997, com o apoio da Fundação Universitária José Bonifácio – FUJB, o acervo das bibliotecas do SiBI passou a constituir a Base MINERVA, disponibilizando na WEB informações sobre livros, teses, periódicos e outros tipos de material bibliográfico, envolvendo todas as áreas do conhecimento em que a Universidade atua.
Bibliotecas que não se faziam representar no catálogo automatizado da UFRJ tornaram seus acervos disponíveis, interna e externamente, como as Bibliotecas do CCS, da FL, do IQ, do IPUB, do IFCS, da EM, da FAU, do MN, do PPGAS e do CT/BOR. As Bibliotecas do CCS, da FL, do IF, do IQ e do PPGAS encontram-se com 100% do seu acervo, mais relevante, informatizado.
Deve ser registrada, também, a inclusão de cerca de 90% da coleção de dissertações e teses da UFRJ na Base MINERVA, considerada como tarefa prioritária, vista a relevância da recuperação desse acervo por parte dos alunos de pós-graduação da UFRJ e de outras universidades, em âmbito nacional.