UFRJ inaugura mastro permanente e hasteia bandeira

A UFRJ celebrou, na tarde do dia 5 de dezembro, o maior símbolo da nação: a Bandeira Nacional. A “Cerimônia de Inauguração do Pavilhão Permanente e Hasteamento da Bandeira Nacional”, na rótula próxima ao prédio da Reitoria, contou com a presença de diversas autoridades da Universidade, bem como de representantes da comunidade civil e militar.

agencia373T.jpgA UFRJ celebrou, na tarde do dia 5 de dezembro, o maior símbolo da nação: a Bandeira Nacional. A “Cerimônia de Inauguração do Pavilhão Permanente e Hasteamento da Bandeira Nacional”, na rótula próxima ao prédio da Reitoria, contou com a presença de diversas autoridades da Universidade, bem como de representantes da comunidade civil e militar, como o professor Carlos Gondim Pamplona, presidente da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).
Ao som do Hino Nacional,executado pela Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, o professor Carlos Lessa hasteou a bandeira no mastro permanente. Em seguida foram ouvidos os hinos da Bandeira e da Cidade do Rio de Janeiro. O vento ajudou a cerimônia, “sustentando o símbolo maior da Nação, que agora protege nossa Universidade”, disse Lessa.
Ao mesmo tempo em que a bandeira era hasteada na rótula, outras duas bandeiras foram erguidas, próximas ao Centro de Tecnologia e ao Centro de Ciências da Saúde. As três ficarão em caráter permanente nestes espaços, “formando um triângulo que encerra nosso compromisso com o Brasil”, disse o reitor emocionado.
Lessa lembrou em seu discurso a importância da simbologia da bandeira, além da necessidade de se cultivar a Universidade como “Casa de Futuros”, onde se constrói a Nação de amanhã através das novas gerações. No entanto, Lessa frisou a imensa importância de ter um olhar no presente, fazendo referência a um discurso recente do professor Márcio Tavares do Amaral, que há pouco tempo foi agraciado com o título de Professor Emérito. “Precisamos olhar para o presente, para que não subsista nenhuma sensação de estranheza entre a sociedade brasileira e as suas Universidades”.