Sem título da matéria

“Valores da Sociedade Brasileira: uma interpretação da adoção de valores no planejamento de estratégias comunicacionais voltadas para a Defesa Nacional” é o título da pesquisa realizada pelo professor Sebastião Amoêdo, da ECO, apresentada ao término do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra.

Professor da Escola de Comunicação da UFRJ realiza estudo sobre “Valores da Sociedade Brasileira: uma interpretação da adoção de valores no planejamento de estratégias comunicacionais voltadas para a Defesa Nacional”. Dividida em quatro partes a pesquisa levantou valores sobre os atributos positivos ou negativos do Brasil; os valores e aspirações dos entrevistados e o elenco de obras e realizações em que o país se destaca.
O estudo foi apresentado pelo Professor Sebastião Amoêdo ao término do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra que, além de discorrer sobre a questão dos valores, sob o olhar da teoria da comunicação, apresenta trabalho de campo, efetuado na baixada fluminense.

Principais resultados
Respondendo à pergunta “ao falarmos em Pátria o quê vem à sua cabeça?” 30% dos entrevistados responderam “Brasil”; 18% “Amor”; 16% “País, 8% “Nação” e várias outras respostas foram dadas por parcelas muito pequenas dos entrevistados.
No item “ao falarmos em Nação o quê vem a sua cabeça?” 10% dos entrevistados responderam “Brasil”; 10% “Povo”; 6% “Povo Brasileiro”; 5% “População”; 4% “País” e várias outras respostas foram dadas por parcelas muito pequenas dos entrevistados.
Para identificação dos atributos positivos ou negativos do Brasil, os entrevistados foram solicitados a indicar os “pontos positivo e negativos”. O Turismo, um ponto positivo, teve 11 citações, representando 9% dos entrevistados; Fauna e Flora, 8% dos entrevistados; Alegria, 8% e Solidariedade do Povo, 8% dos entrevistados. O Esporte ficou com 6% das respostas, seguindo-se várias outras citações em menor quantidade. Como pontos negativos foram indicados a Violência, representando 35% dos entrevistados; a Fome, 18%; a Política, 11%; a Corrupção, 12% e a Má Distribuição da Renda, 10% dos entrevistados.
Sobre valores e aspirações: “sem ser amor, dinheiro, saúde e felicidade, quais são os três valores que o (a) sr (a) mais considera em sua vida?”. Família aparece em primeiro lugar com 26% das respostas. Outros 20% dos entrevistados identificaram a “honestidade”. Com 20 citações ou 17% ficou a “amizade”, seguida da “sinceridade”, com 15% e o “caráter” com 14% das respostas.
A segunda pergunta desse quesito: “quais as três principais coisas pelas quais o (a) sr (a) acha que os brasileiros deveriam lutar?”. 22% dos entrevistados responderam o “emprego”, 14% dos responderam a “educação” e com 11 citações ou seja, 9% ficou a aversão à violência ou especificamente “contra a violência”.
A última pergunta “quais são, na sua opinião, as três principais áreas de atividade em que o Brasil se destaca com obras e realizações de grande valor?” apresentou uma agenda coerente com os valores e aspirações, principalmente aqueles de conotação laboral. Com 34 citações ou 28% dos entrevistados ficou o “esporte”, como principal atividade em que se destaca o Brasil. Em seguida se apresenta a “exportação”, com 19 citações ou 16% dos entrevistados, seguida de “agricultura”, com 13%. “Comunicação”11% e “Petrobras” com 10% dos entrevistados. Note-se que esta empresa foi a única citada, demonstrando o forte impacto valorativo que exerce sobre a sociedade.
O terceiro momento da pesquisa objetivou identificar as principais personalidades brasileiras e os heróis pessoais dos entrevistados. Á primeira pergunta “o (a) sr (a) poderia citar uma personalidade brasileira do sexo masculino?”, 16 pessoas ou 13% dos entrevistados responderam Ayrton Senna e 14 pessoas ou 12% responderam Pelé. À segunda pergunta “o (a) sr (a) poderia citar uma personalidade brasileira do sexo feminino”, 14% dos entrevistados responderam Xuxa e 8% dos responderam Ana Maria Braga. Bastante expressivas foram as respostas quanto aos heróis pessoais. À pergunta “cite uma pessoa do sexo masculino que o (a) sr (a) admira e considera um herói”, 19% dos entrevistados responderam “pai” e 12% responderam “Ayrton Senna”. Quanto à pergunta “cite uma pessoa do sexo feminino que o (a) sr (a) admira e considera um herói”, 33% dos entrevistados responderam “mãe” e 5% “avó”.

Conclusões
Segundo o professora Amoedo pode-se e deve-se considerar a família como principal valor da sociedade brasileira. “Não é compreensível para as camadas mais populares os conceitos de Pátria e Nação, razão porque há que se utilizar o nome próprio do País, que é Brasil”.
Conforme dados da pesquisa pai e mãe, são os verdadeiros modelos da sociedade, o que exige a ação das entidades públicas ou particulares efetivando ações proativas na sua valoração.
A violência atinge e preocupa toda a sociedade, carecendo o Estado de apresentar uma ação eficaz e sua devida explicitação. “A tecnologia é o principal atributo das nações desenvolvidas, fazendo-se imperiosa a necessidade de exibirem-se os investimentos e avanços do Brasil nessa área;
O emprego é a principal demanda dos brasileiros. Todas as ações de governo, e da sociedade organizada, devem priorizar sua obtenção”, conclui Amoedo.