Categorias
Memória

Conselho Universitário aprova Plano Azul

Em sessão que durou quatro horas, o Consuni aprovou nesta quinta, 24 (16 a favor, 2 contra, 6 abstenções) o Plano Azul, parte do Plano de Segurança apresentado pelo Secretário de Estado Roberto Aguiar à comunidade universitária.

Em sessão que durou quatro horas, o Consuni aprovou nesta quinta, 24 (16 a favor, 2 contra, 6 abstenções) o Plano Azul, parte do Plano de Segurança apresentado pelo Secretário de Estado Roberto Aguiar à comunidade universitária. Durante a sessão, a polêmica da segurança na universidade deu matéria para muito debate. Ângela Rocha, do CCMN, falou sobre a insegurança em que vive o seu decanato, onde as ocorrências são praticamente diárias, e deu notícias de que seu centro aprovava o plano azul, e, com ressalvas, também o vermelho. Depois foi a vez do CCS e do CLA se pronunciarem de maneira semelhante, fazendo críticas à instalação ora de uma Delegacia Ambiental, ora de um batalhão de vias especiais.
As decanias do CFHC e do CCJE, que têm base na Praia Vermelha, estiveram menos no centro da discussão. Já o CT não compareceu a reunião.
O Plano Azul engloba as seguintes ações: a instalação de um Destacamento de Polícia Ostensivo (DPO) na praça da Prefeitura da UFRJ; a inversão do posicionamento do trailer na área do HU; a instalação de um Posto de Policiamento Comunitário (PCC), dois polígonos de segurança e de uma unidade do Corpo de Bombeiros na Vila Residencial dos Funcionários.
Já o plano Vermelho propunha a instalação: de um Posto de Observação e Heliponto; de uma Delegacia do Meio Ambiente e de um Batalhão de Vias Especiais da PMERJ e do CORE.
O reitor Carlos Lessa, que era a favor da aprovação integral do plano, disse que apresentará a Roberto Aguiar a decisão da instância máxima da UFRJ assim que for possível, pois “a questão da segurança é urgente e gravíssima”, conforme declarou à imprensa presente.