Esther Grossi e Carlos Lessa se encontram na UFRJ

Deputada diz que vitória de Lula dá alento novo à democratização do Ensino e diz que UFRJ pode contribuir com metodologias mais eficazes para aprendizagem, diminuindo problemas como o analfabetismo de adultos. A deputada participa da mesa de encerramento de Semana Educação da UFRJ.

A deputada federal Esther Grossi (PT-RS), Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, chegou ao Rio de Janeiro esta manhã para cumprir extensa agenda na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A deputada participa do último dia da Semana de Educação, realizada pelos alunos do Centro Acadêmico da Faculdade de Educação da UFRJ com apoio da reitoria, na Praia Vermelha. A Semana conta com palestras, oficinas e mesas-redondas que enfocam temas da pedagogia, como o ensino para alunos com altas habilidades, uso da reciclagem e da arte como reforços para aprendizagem e muito mais.
Esther Grossi e Carlos Lessa, reitor da UFRJ, estarão na mesa de encerramento do evento, às 15h, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade. Antes, almoçam juntos na companhia de assessores, às 13h, em local não divulgado. No menu, propostas para melhorias do ensino superior diante da nova conjuntura política trazida pela iminência – e a eminência – da vitória de Lula. Lessa também vai conversar com a deputada sobre as dificuldades orçamentárias e financeiras da UFRJ, já que o mandato de Esther vai até fevereiro de 2003.
Em depoimento à Assessoria de Comunicação e Impressos da UFRJ, a deputada disse que, apesar da importância de se discutir o ensino e a pesquisa universitários de modo geral, é necessário viabilizar alguns recursos específicos para que a pesquisa acadêmica se debruce sobre o processo de aprendizagem.
– A universidade tem como contribuir com metodologias mais eficazes e atraentes para o ensino fundamental, e isto em todas as idades. O novo cenário que teremos é o mais propício à democratização do conhecimento. Não é possível que continuemos com milhões de adultos total ou praticamente analfabetos.
Lessa, cujo discurso nacionalista tem atraído a esquerda, abraça a idéia. Desde que assumiu, em julho, está tentando montar uma assessoria dedicada à interlocução com professores do ensino médio e fundamental, dedicada à formação e reciclagem deste público. “A universidade é a construtora de futuros. Não se faz nação sem educação. Vamos colaborar com pessoal, idéias, nossa estrutura, enfim, tudo o que estiver ao nosso alcance”.
Esther Grossi fica no Rio até 18h, quando embarca, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, com destino a Porto Alegre.