Categorias
Memória

Outubro tem bolsas no exterior

Estudantes de graduação e pós-graduação podem aproveitar as oportunidades que países como Inglaterra e Suíça reservam para este mês. Estas são apenas algumas das possibilidades que têm apoio do Setor de Convênios e Relações Internacionais da UFRJ.

Outubro já está quase no fim, mas há ainda universidades estrangeiras abrindo possibilidades para alunos estudarem em seus campi. É uma excelente oportunidade para ganhar experiência em outro país, enriquecendo o vocabulário e o currículo, além de conhecer uma cultura diferente. Os estudantes interessados têm apoio do Setor de Convênios e Relações Internacionais da UFRJ, localizado no prédio da Reitoria ou, então, pode acessar sua página na Internet (http://www.scri.ufrj.br).
O SCRI ajuda no contato com a universidade estrangeira, mas a maior parte da burocracia é feita na própria unidade do aluno. Também existe outra possibilidade: estudar no exterior através dos convênios assinados pela UFRJ e uma universidade estrangeira. No entanto, nem todos os convênios permitem que se estude no exterior. O aluno deve se infomar na sua unidade a respeito dos convênios assinados em sua área.

Inglaterra
Fundação Reuter – Bolsa de estudos e pesquisa em jornalismo médico da Fundação Reuter. Requisitos: Jornalistas entre 28 a 45 anos de idade, que cobrem os temas médicos em algum meio de comunicação, bom conhecimento de inglês. Benefícios: Cobre gastos com estudos, viaje, manutenção e gastos de material bibliográfico. Duração: 1 ano. Inscrição: Até outubro de 2002.
reuterfoundation@cityscape.co.uk

Suíça
Governo da Suíça – Bolsa de Pós-Graduação. Requisitos: Ter até 35 anos de idade, possuir título universitário, ser aceito por uma universidade suiça, apresentar cartas de recomendação, possuir proficiência no idioma oficial da universidade e apresentar projeto de estudo detalhado. Inscrição: Até 30/10/02.
http://www.cer.mre.gov.br/suíça.htm