Semana da Biologia continua um sucesso

A Biosemana 2002, realizada no Instituto de Biologia (IB) entre os dias 14 e 22 de outubro, reuniu estudantes e professores, além de convidados de outras unidades da UFRJ. O importante evento, que discute diversos temas da biologia, encontra-se em sua sétima edição e é organizado pelo Centro Acadêmico (CA).

A cerimônia de abertura ocorreu no Salão Azul do Instituto no último dia 14. Na ocasião, a diretora em exercício do IB, Blanche Christine, saudou a Biosemana 2002 e comentou o orgulho que sentia pelos alunos do Instituto. “A despeito das grandes dificuldades que estamos enfrentando no dia a dia, os nossos estudantes, que sempre tem obtido o conceito “A” na avaliação do MEC, são um exemplo de determinação e de qualidade, e uma prova do papel fundamental da universidade pública para uma sociedade melhor”.

O evento contou com uma extensa programação que incluiu mesas redondas, mini-cursos, palestras e painéis. Diversos assuntos que estão na pauta da discussão biológica atual foram abordados, principalmente na área da ecologia como a mata atlântica, recuperação de áreas degradadas, estudos dos anfíbios no Rio de Janeiro e educação ambiental. O ensino de biologia nas universidades também foi discutido em mesas redondas como “Ciência e Educação” e “Cursos de graduação em ciências biológicas: projetos pedagógicos e currículos”.

Segundo a professora Doris Falkenstein, “os temas abordados nas diversas atividades servem para atualização, aperfeiçoamento, ferramenta para escolha profissional e integração estudantil”.

Quem também participou do evento foi o Decano do Centro de Ciências da Saúde João Ferreira da Silva, representando o reitor da UFRJ Carlos Lessa, a convite do CA. “O professor, quando convidado por alunos para participar de eventos, sente-se muito honrado. Como num baile, ao ser escolhido para dançar. Eles devem sempre buscar envolver os professores em suas atividades. Acredito que este tenha sido um evento de sucesso.”

Há 7 anos que a Biosemana vem sendo organizada pelos estudantes do Instituto de Biologia como uma forma de estenderem suas atividades para fora das salas de aulas. Um dos idealizadores do evento, Jorge Luis do Nascimento, esteve presente. Durante a cerimônia de abertura, o biólogo, formado pela UFRJ, lembrou detalhes marcantes das primeiras edições, que tinha entre seus objetivos congregar cada vez mais alunos e professores, mantendo contato direto e significativo com grandes expresões da área acadêmica. “O que observo hoje, é o grande apoio que a direção do IB dá ao evento. Isso é muito importante.”

A Biosemana 2002 foi encerrada na semana passada, sua comissão organizadora era integrada pelos alunos do Centro Acadêmico André Cunha, Gustavo Simas, Leonardo Azevedo, Teo Bueno e Úrsula Rodrigues.