Alô UFRJ

A maior universidade pública do Brasil, a UFRJ, oferece uma série de serviços gratuitos a comunidade, entre eles está o Disque Gestante e o Disque AIDS Mulher que funcionam de segunda a sexta-feira.

O Disque Gestante, criado pelo Centro de Ciências da Saúde informa aos médicos, gestantes e pesquisadores a respeito dos efeitos teratogênicos de medicamentos, radiações e doenças incidentes durante a gestação.
Para os representantes da classe médica, o serviço ainda esclarece, de forma completa, sobre uma série de novos remédios, com as respectivas funções e aplicações. Já as futuras mamães são informadas de como evitar na fase uterina a malformação ou o surgimento de anomalias na vida do embrião por ingestão de medicação. O serviço do Disque Gestante é gratuito e funciona no horário de 13h às 17h de Segunda a Sexta-feira pelo telefone 2560-3432 ou pelo endereço disqgest@acd.ufrj.br
Outro serviço disponibilizado pela UFRJ é o Disque AIDS Mulher, oferecido pelo Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA) onde as usuárias podem obter informações sobre formas de prevenção da doença; quais são as maneiras mais comuns de contágio do vírus da AIDS.
Aprende-se ainda sobre o uso correto de preservativos, além da possibilidade de se fazer, gratuitamente, o teste anti-HIV. Para o teste, orienta-se o indivíduo a assistir uma palestra, ministrada no próprio HESFA. As informações pelo Disque AIDS podem ser obtidas no horário das 8h ás 18h de segunda a sexta pelo telefone 2293-2255.