Sem título da matéria

No dia 20 de setembro, foi inaugurado o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho UFRJ. Compareceram à solenidade de abertura: o reitor, Carlos Lessa; o ministro da saúde, Barjas Negri; o secretário municipal de saúde, Mauro Manzoni; o diretor do INCA, Jacob Kligerman; o presidente da Fiocruz, Paulo Bus; o diretor do Hospital Universitário, Amâncio Paulino e o chefe do setor de Radioterapia, Paulo César Ventura.
A inauguração faz parte do projeto “Expande”, do Ministério da Saúde, criado em junho de 2001 e que pretende implantar, até 2004, vinte centros de alta complexidade no tratamento do câncer. O INCA está encarregado de promover a execução do projeto.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, o CACON ampliará em cinco por cento a assistência oncológica no Estado do Rio de Janeiro, oferecendo boa cobertura para mais de 700 mil pessoas.
Equipado com um Acelerador Linear (orçado em U$1,5 milhão) e um Simulador por Tomografia Computadorizada, o CACON da UFRJ oferece tratamento completo incluindo: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, consultas especializadas e internações.
O reitor Carlos Lessa, feliz em presidir a cerimônia, lembrou que a iniciativa do CACON partiu da gestão anterior, agradeceu aos poderes da República pelo apoio, mas ressaltou a necessidade do ministério repassar ajuda necessária para o custeio dos equipamentos.
“A UFRJ é resistente (em alusão ao episódio Light), e saberá aproveitar os investimentos da melhor forma possível”, disse Lessa.
O ministro da saúde, Barjas Negri, reconheceu que o Rio de Janeiro passou muito tempo sem receber investimentos na área da saúde e assumiu o compromisso de manter o investimento necessário a manutenção do HU.
Acelerador Linear
O equipamento de radioterapia instalado no centro oncológico da UFRJ, é um dos mais modernos do mundo. Totalmente computadorizado e orçado em U$1,5 milhão, o Acelerador Linear Fótons Dual Energia e Elétrons é utilizado no tratamento de câncer de pele. O aparelho possui sistema multi-leaf,/i> que, através de uma sobreposição de lâminas, direciona o bombardeio de radiação somente para a área afetada pelo câncer, aumentando a eficácia do processo e diminuindo a exposição desnecessária de radiação ao paciente e os efeitos colaterais comuns no tratamento ao câncer.