Eduardo Portella recebe título de professor emérito

Anteontem, dia 18, às 17h, foi concedido ao professor Eduardo Portella o título de professor emérito da UFRJ pelo reitor Carlos Lessa. O evento aconteceu na Biblioteca Nacional.

Anteontem, dia 18, às 17h, foi entregue ao professor Eduardo Portella o título de professor emérito da UFRJ pelo reitor Carlos Lessa. Devido à importância do evento, o Conselho Universitário se reuniu, excepcionalmente, em sessão solene, no Auditório Machado de Assis na Biblioteca Nacional.

A cerimônia terá um forte simbolismo, pois reunirá duas instituições seculares e de grande importância para a história do Brasil: a UFRJ e a Biblioteca Nacional. Segundo Cristina Riche, do gabinete dos eméritos, “a UFRJ, que é a maior universidade federal pública do Brasil, se encontra com a maior biblioteca pública da América Latina. Duas instituições, necessárias ao desenvolvimento da cultura brasileira, que buscam estimular os cidadãos a usarem o conhecimento e a informação como instrumento de crescimento pessoal e de transformação social”.

Eduardo Mattos Portella nasceu, em 8 de outubro de 1932, em Salvador, Bahia. Formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal de Pernambuco, em 1955, e Doutor em letras na UFRJ, no ano de 1970. Foi coordenador da pós-graduação da Faculdade de Letras da UFRJ desde sua criação em 1970 até 1978, quando elegeu-se diretor da escola, onde até hoje continua lecionando e orientando teses.

Possuidor de uma grande obra literária, publicou 27 livros como África: Colonos e Cúmplices (1961) e O Intelectual e o Poder (1983).

Durante sua vida ocupou vários cargos públicos de relevância. Foi assistente do gabinete da Casa Civil durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-60), ministro da Educação e Cultura (1979-80), período crucial da história política brasileira recente. Pelos serviços prestados, foi merecedor da grã-cruz da ordem do Rio Branco. Posteriormente, tornou-se secretário de Cultura do Rio de Janeiro (1987-88) saindo para ser diretor-geral adjunto da UNESCO em Paris (1988-93). Também é fundador e editor da revista “Tempo Brasileiro”. Atualmente, é presidente da Fundação Biblioteca Nacional.
O título de professor emérito é conferido aos professores da UFRJ que destacaram-se pela excelência acadêmica e pela relevância dos serviços prestados a essa instituição.