Categorias
Memória

Exposição mostra NY antes do 11 de setembro

Aproveitando o aniversário dos atentados terroristas ao World Trade Center (WTC) em Nova York, estão em exposição fotos sobre a cidade, feitas antes dos ataques, pelo professor de matemática Felipe Acker no Centro de Tecnologia (CT).
Ironicamente, o WTC não aparece em nenhuma delas. Ele nunca tinha notado a existência das torres gêmeas, “na verdade, nem sabia que elas existiam”, contou Acker.
As fotos mostram a face humana de Nova York, os rostos das pessoas andando por Manhattan.
Professor do Instituto de Matemática há 25 anos, Acker sentiu interesse pela fotografia quando estava fazendo doutorado em Paris no ano de 1977. Em 2001, fez uma escala em Nova York quando voltava de uma nova visita a Paris e tirou as fotos que estão expostas.
O professor disse que, “do ponto de vista histórico, esse material é extremamente importante. Talvez, daqui a mil anos, os pesquisadores possam considerar os atentados como um marco histórico da queda do Império Americano. E eu acabei fotografando a cidade em seu auge”.
Foram selecionadas 16 fotos para a mostra que começou no dia 11 de setembro e vai até o dia 10 de outubro no hall do bloco A do CT. Ele espera que esse número aumente para 32 fotos se conseguir mais quadros para acomodar o resto do material.