Prêmio Jovem Cientista

Maurício de Oliveira Brandão aluno de engenharia da UFRJ, foi um dos seis pesquisadores a ganhar o prêmio Jovem Cientista na categoria estudantes de graduação.

Com uma célula combustível que usa oxigênio e álcool para gerar energia, o estudante de engenharia da UFRJ Maurício de Oliveira Brandão obteve o primeiro lugar no prêmio Jovem Cientista, categoria estudantes de graduação.
Maurício destaca sua obra – a pilha de combustível de oxidação direta de álcoois – como uma das mais eficientes e promissoras tecnologias de conversão de energia, onde o álcool não é processado e nenhum hidrogênio é produzido.
Segundo ele, uma alternativa que está sendo considerada para o uso dessa tecnologia em veículos é a pilha a combustível de oxidação indireta, que permite a produção on-board de hidrogênio através da reforma de hidrocarbonetos. “Este processo permite que diversos tipos de combustíveis sejam empregados, como metanol, gás natural ou etanol”.