Categorias
Memória

Lessa e Celso Furtado discutem Anos JK

O reitor da UFRJ participou dia 9 de setembro do seminário “Anos JK: democracia e desenvolvimento”, na Associação Comercial do Rio de Janeiro. O objetivo do seminário é discutir criticamente o governo do presidente Juscelino Kubitschek.

O reitor da UFRJ participou dia 9 de setembro do seminário “Anos JK: democracia e desenvolvimento”, na Associação Comercial do Rio de Janeiro. O objetivo do seminário é discutir criticamente o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Lessa participou de uma das três mesas redondas falando sobre energia e transportes, ao lado do economista Celso Furtado e de outras autoridades.

O seminário trabalha com a idéia de que o governo Juscelino foi muito conturbado, marcado por episódios que se distanciam muito da noção de estabilidade política associada ao período.

Falando sobre JK, Lessa disse que “é importante que não se associe o sucesso das políticas e projetos do período a uma noção de produtividade. O sucesso dos projetos de JK se deu por existir uma forte característica de sonho. É preciso sonhar e acreditar no impossível para que algumas coisas possam acontecer. Como disse brilhantemente um velho poeta português: nada vale a pena quando a alma é pequena”.