“AGENDA DA POSSE”

Uma série de eventos marca a posse da nova reitoria da UFRJ.

Uma série de eventos marca a posse da nova reitoria da UFRJ. Na quinta, 11, o novo reitor fará um Ato Ecumênico reservado aos integrantes da chapa vencedora, na Capela do Fórum de Ciência e Cultura, às 9h. Em seguida, Carlos Lessa nomeará os decanos da UFRJ, que foram eleitos pela comunidade mas não empossados pela gestão Vilhena. Lessa visitará cada decano em seu próprio centro, num gesto de aproximação e reconhecimento, seguindo da Praia Vermelha para a Ilha do Fundão. Os decanos poderão, assim, voltar a ter voto no Conselho Universitário.

Na sexta-feira, Lessa realizará coletiva com a imprensa – associada a um evento batizado de “Cai a Porta”, quando será removida a porta blindada que Vilhena colocou na entrada do gabinete logo após sua conturbada posse. Para Lessa, que recebe os jornalistas para o evento às 9h30 da manhã, no gabinete da reitoria, Ilha do Fundão, o simbolismo do gesto é importante, porque acena com um compromisso de transparência e respeito pela liberdade na comunidade universitária.

Às 10h45 o reitor se dirige para a Sessão Solene do Conselho Universitário, que será realizada no maior auditório da Universidade, no Bloco A do Centro de Tecnologia, também no Fundão. São esperadas várias autoridades municipais, estaduais e federais, além de nomes do cenário acadêmico e dos movimentos sociais. Na primeira sessão presidida por Lessa, que começa às 11h, serão submetidos os nomes de seu Vice e de seus sub-reitores.

Às 13h, tendo terminado ou não o Conselho, começa uma festa-show nos pilotis da reitoria. A programação inclui apresentações das premiadas Companhia de Dança Folclórica da UFRJ e da orquestra UFRJazz Ensemble, de Noca da Portela, de Cristina Buarque acompanhando a Velha Guarda da Portela, e do próprio filho do reitor, Rodrigo Lessa, músico do conjunto Nó em Pingo D´Água.