Uma boa notícia para quem se dedica à gestão cultural universitária do país: entre os dias 1º e 5/12, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai sediar o VIII Encontro Nacional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT). E mais: até domingo, 16/11, servidores, discentes, agentes culturais, pesquisadores e terceirizados, que atuam na referida área, ainda podem submeter resumos de iniciativas, estudos e pesquisas às sessões de trabalho. Outro pré-requisito é que os interessados tenham vínculo com as chamadas IPES, que são as instituições públicas de ensino superior. O evento, organizado pela Coordenação Nacional do FORCULT e pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, terá programação híbrida.
As atividades presenciais, que serão realizadas no Palácio Universitário, no Campus da Praia Vermelha, incluem mesas temáticas, reuniões de grupos de trabalho e assembleia eleitoral. Já a apresentação dos relatos de experiência selecionados será feita de modo exclusivamente online, no formato de rodas de conversa. As propostas submetidas devem estar alinhadas a um dos seguintes eixos temáticos: política cultural e planos de cultura nas IPES; financiamento e fomento à cultura, às artes e aos equipamentos culturais localizados nas IPES; articulação entre IPES e comunidade em arte e cultura; estímulo a mestres e mestras da cultura popular e notório saber; estudos e pesquisas em políticas públicas culturais; e cultura e crise climática.
Programação robusta para celebrar
De acordo com a coordenadora do FCC, Christine Ruta, esta edição do encontro tem um significado especial e comemorativo para a Universidade: “Sediar o FORCULT deste ano é extremamente significativo para a UFRJ e, especialmente, para o Fórum de Ciência e Cultura. No último encontro, realizado no Espírito Santo, apresentamos a candidatura da Universidade e fomos escolhidos pelo coletivo nacional. Isso tem um peso simbólico enorme para nós: o FCC completa 60 anos em 2027, e receber o FORCULT agora integra as pré-festividades dessa data histórica. Estar à frente desse encontro, justamente no órgão da UFRJ dedicado a articular ciência, cultura e sociedade, é uma forma de honrar nossa trajetória e projetar o futuro que desejamos para a cultura universitária no país!”, celebra, destacando a robustez da programação, que, entre outros temas, abordará o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC), considerado um marco para a política cultural nas universidades.

O que é o FORCULT?
O Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras, composto por representações regionais e nacional, promove encontros anuais com o seguinte intuito: construir possíveis caminhos para uma gestão cultural universitária orientada pelo reconhecimento do papel cultural das IPES e da transversalidade da cultura nas ações de ensino, pesquisa e extensão, assim como, nos diversos campos de conhecimento.
Mas, na prática, como se dá a atuação dessa entidade de natureza propositiva e consultiva, denominada FORCULT? Principal rede nacional voltada à gestão cultural nas IPES, o fórum, conforme explica Christine Ruta, é um espaço de construção coletiva onde, além de discutir políticas culturais, ocorre o compartilhamento de experiências, o fortalecimento dos vínculos institucionais e a ampliação da capacidade de atuação dos envolvidos – gestores, pesquisadores, estudantes, servidores técnico-administrativos em educação (TAEs), docentes e representantes governamentais:
“A cultura universitária tem uma força enorme, mas também desafios estruturais. O FORCULT ajuda a construir políticas mais consistentes, a qualificar a gestão e a dar visibilidade a ações culturais, que muitas vezes permanecem invisíveis. É um fórum onde trocamos boas práticas, fortalecemos nossas instituições e pensamos caminhos comuns. A UFRJ tem um papel histórico e protagonista nesse campo e a presença de estudantes, TAEs, docentes e gestores no evento é fundamental”, reforça a coordenadora do FCC.
Para aqueles que aceitarem o convite, vale lembrar que a submissão de resumos e as inscrições para o VIII Encontro Nacional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT) devem ser feitas por meio do link: https://www.even3.com.br/8-forcult-nacional-635621/ . Na página, também estão disponíveis as normas para realização das propostas e a programação completa do evento.
