Categorias
Nossa Gente

Professor da UFRJ fortalece cooperação internacional em cátedra inédita nos EUA

Primeiro professor visitante da Cátedra Darsh Wasan ministrará palestra sobre fertilizantes, nutrição de plantas e agricultura sustentável

O professor Príamo Melo, do Programa de Engenharia Química do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi selecionado como o primeiro professor visitante da recém-criada Cátedra Darsh Wasan, do Illinois Institute of Technology (Illinois Tech – IIT), em Chicago, nos Estados Unidos. 

Durante o semestre de outono de 2025, o professor leva ao Departamento de Engenharia Química e Biológica (CHBE) do Illinois Tech sua expertise em modelagem matemática, simulação computacional, controle de processos e otimização de sistemas químicos, com ênfase em processos de polimerização, petroquímicos e fertilizantes à base de nitrogênio, áreas em que é referência no Brasil e no exterior. A atuação do docente incluirá aulas, cursos, orientação de alunos e o desenvolvimento de parcerias científicas, fortalecendo os laços de cooperação entre a Coppe e a universidade norte-americana.

Professor Príamo Melo, da Coppe/UFRJ | Foto: Bonnie Robinson (IIT)

“O colegiado do CHBE me acolheu muito bem e me deu as condições para que eu iniciasse atividades de trabalho em pesquisa, em parceria com professores daqui, e iniciasse um minicurso em uma das áreas de especialidade em curso atualmente:sistemas dinâmicos complexos”, explica Príamo.

O ponto alto da visita será a palestra anual Darsh T. Wasan Lecture, no dia 22/10, com o tema “Fome por Ninguém: Impulsionada pela Engenharia Química”. O professor explorará um panorama global de temas na intersecção entre ciência dos fertilizantes, segurança alimentar e agricultura sustentável, incluindo fertilizantes à base de nitrogênio, nutrição de plantas e culturas e combate à fome. Também destacará as contribuições do grupo de pesquisa do Laboratório de Desenvolvimento de Softwares para Otimização e Controle de Processos (Lades – Coppe/UFRJ), mostrando como a Engenharia Química continua a desempenhar um papel vital no enfrentamento de um dos desafios mais urgentes da humanidade.

“Criar pontes internacionais entre instituições, departamentos e órgãos de governo seguramente ajudará a impulsionar o intercâmbio físico de alunos, pesquisadores e professores, o fluxo bilateral de ideias, conceitos e tecnologias, que podem ser úteis para ambas as partes envolvidas nesta atividade” destaca o professor.

A palestra, que é uma das mais prestigiosas do instituto, será transmitida ao vivo pelo YouTube, às 17h15, horário de Brasília.

Com informações da Coppe