Categorias
Pelo Campus

Casa da Ciência celebra 30 anos

Centro Cultural terá programação especial no dia 5/7

A Casa da Ciência ‒ Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ comemora 30 anos. Fundada em 1995 com o intuito de aproximar a ciência da população de maneira interdisciplinar e promover o debate entre diferentes áreas do conhecimento, tem como maior desafio motivar o público com atividades e linguagens que estimulem a curiosidade e o questionamento. Para isso, o espaço conta com exposições, oficinas, ciclos de palestras, cursos, mostras de vídeos, teatro, carnaval, turismo científico, jogos e publicações, dentre outras atividades. 

Para celebrar a data, no dia 5/7 (sábado) terá uma programação especial, entre 10h e 13h, com entrada gratuita. Com o tema “É Festa na Casa!”, o evento contará com experiências científicas, brincadeiras e oficinas que despertam a curiosidade de pessoas de todas as idades — de bebês a idosos. A comemoração terá a participação especial do Museu de Ciências da Terra, do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ e do Ciência Sob Tendas, além das exposições em cartaz e de atividades lúdicas dedicadas aos bebês. Vai ser uma manhã para brincar, explorar, experimentar e celebrar a ciência com muita alegria. Além da programação especial, as exposições em cartaz também estarão abertas para a visitação dos convidados. 

A Casa

Com 30 anos de história, a Casa da Ciência é um espaço com atividades para todas as idades. Recebe também visitas de grupos de alunos de escolas públicas e particulares, mediante agendamento.  Ela é pública e aberta a quem tiver interesse em conhecer ou se aproximar da ciência de uma maneira simples e que faça parte do seu cotidiano, por meio das diversas programações, em passeios de grupos agendados ou visitas espontâneas.

 O espaço conta com direção-geral de Ismar Souza Carvalho, professor do Instituto de Geociências (IGeo) e com a colaboração de alunos de cursos de graduação da UFRJ e de outras universidades. Voluntários, atuam como mediadores, promovendo o diálogo com os visitantes. 

*Pesquisa: Tatiana Moura