Categorias
Cultura

Concurso irá selecionar painel artístico feito por alunos para nova sede da Sgaada

Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade lança concurso exclusivo para alunos da Escola de Belas Artes. Os três melhores levarão prêmios em dinheiro e kits culturais

Já imaginou fazer parte do acervo artístico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também é possível encontrar artes do Museu Nacional (MN), da Escola de Belas Artes (EBA) e do Museu D. João VI? Agora isso pode se tornar realidade. A Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (Sgaada), em parceria com a EBA, lançou um concurso cultural exclusivo para alunos da escola de artes que irá selecionar um painel artístico autoral para estampar a recepção da nova sede. As inscrições estão abertas até o dia 30/4.

O painel deve traduzir os valores da Superintendência: a inclusão, acessibilidade e diversidade precisam ser retratadas de forma artística e sensível. Todos esses tópicos serão essenciais na definição do vencedor. Além disso, as artes devem ser autorais e inéditas, criadas com recursos gráficos ou digitais e alinhadas à identidade visual da Sgaada. Uma comissão julgadora formada por professoras da EBA definirá as três melhores obras, que levarão prêmios em dinheiro, certificado e kits de livros sobre arte. Ao primeiro colocado, também será fornecido um kit de tintas para auxiliar na produção do painel. Os finalistas serão submetidos à votação popular, que definirá o vencedor entre os dias 20/5 e 9/6. 

O que a Sgaada espera? 

As expectativas dos servidores da Sgaada já estão altas, tanto para ver o resultado da arte autoral como para receber a nova sede. Atualmente, o setor funciona de forma descentralizada, com funcionários em diferentes prédios da Cidade Universitária. Para Denise Góes, superintendente da Sgaada, a união das equipes em um só local será produtiva. “Para continuidade de uma política de acessibilidade e diversidade tão importante como a nossa, nós temos que estar todos juntos”, reitera Denise, que também espera que as discussões em tempo real fortaleçam o trabalho e o impacto da Superintendência.

Mais do que um objeto decorativo, o painel artístico busca materializar a inclusão e igualdade promovidas pela Sgaada. Segundo a superintendente, é importante trazer as discussões do campo das ideias para o espaço físico. Só assim os alunos podem se sentir reconhecidos, tanto social quanto profissionalmente, de acordo com ela. Para muitos artistas, será a primeira oportunidade de expor e divulgar o próprio trabalho em um espaço de tanta importância como um prédio da UFRJ. 

No fim, é essa representatividade que deve guiar a produção artística dos alunos, aponta Denise. “Precisamos pensar em como dar voz a quem nunca teve nessa arte”, afirma. “Queremos que a luta dos indígenas, dos quilombolas, dos pretos, dos PCDs, das mulheres e da comunidade trans esteja nesse trabalho. Espero que os alunos pensem em traduzir, por meio de uma arte sensível, a igualdade que a Universidade busca promover.”

Para participar do concurso, acesse o site da EBA e, em caso de dúvidas, entre em contato com a Superintendência pelo e-mail comunicacao@sgaada.ufrj.br.