O maestro Rubén Dario Goméz Prada, regente da Orquestra de Sopros da Universidade do Sul de Illinois em Edwardsville, estará na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM/UFRJ) na próxima semana, entre os dias 20/5 e 27/5. Colombiano radicado nos Estados Unidos, o professor comandará a Orquestra de Sopros da UFRJ em concerto com entrada franca no último dia da estada no Rio de Janeiro. O evento será às 19h no Salão Leopoldo Miguez da Escola e contará com repertório contemporâneo.
O maestro dirigiu bandas e orquestras na Colômbia, Peru e Estados Unidos. Atualmente, é diretor do programa de bandas e da Orquestra de Sopros da Universidade, onde ensina regência para alunos de graduação e pós-graduação. Ele também é diretor assistente da Banda Sinfônica de San Luis, no Missouri, codiretor da Banda Municipal de Edwardsville e coordenador do festival estadual de bandas. No Brasil, além da agenda artística, Goméz também ministrará aulas e apresentará um seminário sobre regência para turmas da Escola de Música.
Para o diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ, Marcelo Jardim, receber um regente convidado é sempre motivo de alegria, principalmente por agregar conhecimento aos alunos. “Ter um regente com a experiência e vivência de Ruben Dario, que traz consigo o fato de também ser um compositor conectado com suas raízes latino-americanas, é um privilégio”, afirma.
O repertório do concerto inclui músicas sobre a Espanha e a Itália, além de duas obras compostas pelo maestro, Latinoamerica Despierta e Montaña Mágica. A primeira descreve a importância dos movimentos sociais da América Latina na luta contra a desigualdade e o abuso de poder por governos autoritários. Já a segunda descreve um local tranquilo e bonito entre Medellín e Santa Elena, em Antioquia, na Colômbia, exaltando a conexão do ser humano com a natureza. Ao total, serão seis composições interpretadas pela Orquestra de Sopros da UFRJ, criada em 2007 e promovendo concertos desde 2008.
O conjunto toca obras brasileiras e mundiais em sinfonia. A equipe é formada por técnicos-administrativos, além de alunos de graduação do bacharelado em regência de banda e em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ. A orquestra é responsável por estrear repertórios nacionais e já ter realizado as primeiras audições do Brasil de repertório internacional escrito especificamente para banda sinfônica e orquestra de sopros. Como projeto de extensão, atende também alunos provenientes de projetos sociais da cidade do Rio de Janeiro.
A visita de Rubén Dario Goméz conta com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Programa Proart-Garin, do Fórum de Ciência e Cultura, além do suporte do Programa de Pós-graduação Profissional em Música (Promus). A ação é promovida pelo projeto de extensão Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, que integra o Programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a UFRJ e a Funarte para desenvolver ações em prol das ações pedagógicas nas áreas das artes e, especificamente, na área musical.
Confira abaixo o roteiro da visita:
Dia 20/5 (segunda-feira)
Oficina de Regência de Banda, das 14h às 16h, na sala Francisco Manuel
Endereço: Rua do Passeio, 98 – Centro do Rio
Ensaio com a Orquestra de Sopros da UFRJ, das 18h às 20h30, no salão Leopoldo Miguez
Endereço: Rua do Passeio, 98 – Centro do Rio
Dia 22/5 (quarta-feira)
Encontro e oficina de composição para banda sinfônica, das 14h às 16h, na sala 2116 do Edifício Ventura.
Coordenação: Prof. Dr. Liduino Pitombeira
Endereço: Av. República do Chile, 300
Ensaio com a Orquestra de Sopros da UFRJ, das 18h às 20h30, no Salão Leopoldo Miguez
Endereço: Rua do Passeio, 98 – Centro do Rio
Dia 23/5 (quinta-feira)
Ensaio com a Orquestra de Sopros da UFRJ, das 18h às 20h30, no Salão Leopoldo Miguez
Endereço: Rua do Passeio, 98 – Centro do Rio
Dia 27/5 (segunda-feira)
Concerto da Orquestra de Sopros da UFRJ, às 19h, no salão Leopoldo Miguez
Regência: Rubén Dario Gómez
Endereço: Rua do Passeio, 98 – Centro do Rio
Entrada franca