Cultura Sociedade

Novo espaço cultural multiuso

A UFRJ terá como contrapartida a construção de um prédio acadêmico com 80 salas de aula, além de um restaurante universitário para servir até 2.500 refeições diárias

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medronho, e a vice-reitora, Cassia Turci, conheceram a maquete que traz uma ideia de como ficará o Equipamento Cultural Multiuso no espaço do antigo Canecão, concedido por 30 anos para exploração do consórcio Bonus Kefler. Eles também receberam explicações  do CEO do consórcio, André Torós, sobre o funcionamento da futura casa, que compreende diversas novas atividades, além de espetáculos musicais haverá também espaço de Exposições (para mostras artísticas visuais), um ambiente inovador voltado para experiências cênico-gastronômicas, um estúdio criativo e com um centro de memórias.

Como parte das contrapartidas para a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), dona do terreno, o consórcio Bonus Klefer irá construir um prédio acadêmico com 80 salas de aula, além de um restaurante universitário com capacidade para até 2.500 refeições ao dia. A Universidade também terá datas para uso nos espaços do Complexo Cultural Canecão, além de benefícios acadêmicos. A área construída é de 10.000m², somando as duas novas construções.

Prédio acadêmico com 80 salas de aula vai substituir o condomínio existente | Divulgação

Na área anexa, um grande bosque ao ar livre, rodeado de árvores centenárias e paisagismo exclusivo, gratuito, voltado para para todas as idades, terá funcionamento independente das demais atividades, oferecendo uma programação agradável e com a cara do Rio de Janeiro. Um novo ponto de encontro do carioca, com 5.000m² de área verde descoberta, ideal para receber feiras e pequenos eventos.

Nos próximos meses, será lançado o documentário “Canecão: tantas emoções”, dirigido por Bruno Levinson e produzido por Clélia Bessa, que terá a participação de grandes nomes da cultura brasileira. A equipe da UFRJ assistiu a uma prévia do documentário. Ainda em 2024 será inaugurada, já no segundo semestre deste ano, uma praça temporária externa do Canecão.

O espaço terá maquete do projeto, materiais explicativos, ativações de marcas parceiras, além de um palco para pequenas apresentações de novos artistas, colocando o público e o meio musical no clima do Canecão desde já, antes mesmo da sua reabertura.

O refeitório terá capacidade para servir até 2.500 refeições ao dia | Divulgação

O público também será presenteado com um espaço dedicado ao ilustrador e escritor Ziraldo, onde seu famoso painel será totalmente reformado e preservado. Será um local de homenagem e reverência a esse grande mestre que nos deixou no início de abril, onde seu nome será eternizado e sua influência continuará inspirando gerações. O espaço multiuso, com 600m², será voltado para a realização de pocket shows e eventos sociais e corporativos.

Estão previstos também, para o período pré-inauguração, entre 2024 e 2025, a criação de um Festival de Novos Talentos, para engajar artistas de todo o Brasil em torno do relançamento da marca e, ao mesmo tempo, apoiar e dar visibilidade a novos nomes da música. A criação de uma obra teatral-musical também está no cronograma de ações pré-lançamento, com o intuito de fomentar a história e legado do Canecão em quatro capitais.