O projeto Simplifica UFRJ procura “aproximar os cientistas e a sociedade por meio da simplificação da linguagem e treinamentos em comunicação”, afirma Luiza Ormonde, integrante da extensão. A comissão organizadora lançou edital com as fases e programação do evento. As inscrições podem ser realizadas até 30/10.
O evento, on-line e gratuito, que ocorrerá entre 1 e 4/12, dá aos participantes a oportunidade de submeterem seus trabalhos científicos tanto por vídeos quanto por publicação em carrossel, ferramenta do Instagram. Aqueles que submeterem os projetos concorrerão a prêmios, divulgados posteriormente por meio da página oficial no Instagram, e participarão de treinamentos exclusivos.
Visando à divulgação dos trabalhos selecionados, os melhores serão divulgados nas redes sociais do projeto e por meio de parcerias com escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, ao integrarem o projeto às escolas, estimulam o interesse pela ciência, despertando e reafirmando nos estudantes a vontade de estudar e desenvolver o pensamento científico.
Luiza, aluna do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), declara que as organizadoras têm a expectativa de “criar um debate acerca da importância de uma boa comunicação científica e fornecer as ferramentas necessárias para o seu aprimoramento”. Tendo isso em vista, todos os inscritos no evento poderão fazer parte das mesas de discussão com grandes nomes do ramo e assistir às palestras interativas sobre a comunicação didática e simplificada da ciência.
A comunicação ajudando a ciência
Segundo Luiza, o projeto pode alcançar, em primeiro plano, os cientistas, já que treinarão e aumentarão suas habilidades de comunicação. E, em segundo plano, a sociedade geral, tendo em vista que as parcerias com as escolas públicas despertarão o interesse pela ciência e o processo de produção científica.
“Acreditamos que a comunicação pode ajudar muito a ciência de diferentes formas. Com a sociedade tendo maior conhecimento sobre a pesquisa que é feita na Universidade, pode incentivar mais políticas sobre ciência e tecnologia. A melhor comunicação também pode ajudar os próprios cientistas, de diferentes áreas, a se comunicarem, facilitando parcerias e promovendo a interdisciplinaridade.”
As inscrições estão abertas até 30/10. Acesse o edital e saiba como participar do evento.
Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão da jornalista Carolina Correia.