Na terceira semana de março de 2020, estava previsto para acontecer um grande evento focado na limpeza da Baía de Guanabara: mais de mil pessoas estavam inscritas para atuar no Projeto Mar sem Lixo − Mutirão do Plástico, que incluía a limpeza das praias da Ilha do Fundão. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, o projeto foi adiado e agora os organizadores buscam a sua retomada.
Tendo isso em vista, no próximo dia 27/2, a ONG Mar sem Lixo − idealizadora do projeto − se reunirá na UFRJ para pensar o relançamento desse movimento. O encontro, que está sendo viabilizado pela Prefeitura Universitária da UFRJ, contará com a participação de mais de 20 instituições parceiras, como a ONG One Earth One Ocean, colônias de pescadores e a UFRJ, que será representada pela reitora, Denise Pires de Carvalho, e por outros integrantes da Reitoria.
O objetivo da reunião, que será realizada ao ar livre, é estabelecer uma nova data para o início do longo processo de limpeza da Baía de Guanabara, que tem como foco a retirada do lixo das margens, a colocação de barreiras nos rios e outras ações de limpeza. O ponto de partida será a Ilha do Fundão, nesse mesmo dia, com a limpeza da orla do campus no trecho conhecido como “Prainha”. A mobilização acontecerá das 9h às 12h.
As ações mais efetivas deverão ser iniciadas a partir de maio de 2021 ou quando a maioria da população estiver vacinada e a pandemia de COVID-19 estiver em fase controlada ou mais segura para a realização de ações presenciais que necessitem de maior número de participantes.