Assim como tem acontecido em muitas áreas, os laboratórios das universidades tiveram que pensar em novas formas de trabalho durante a pandemia da COVID-19. Por isso os alunos dos cursos de Física Experimental da UFRJ têm realizado as atividades de forma remota. A ideia é levar o laboratório para as suas casas, na medida do possível.
As atividades fazem parte dos cursos regulares de Física Experimental I, II, III e IV e são oferecidos aos estudantes do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e do Centro de Tecnologia (CT). As ações foram reinventadas de acordo com o período letivo especial (PLE), instituído pela Universidade.
Para os experimentos, os alunos utilizam kits, de acordo com as necessidades dos cursos. O professor Claudio Lenz, coordenador do grupo de trabalho dos professores e propositor da ideia, explica como eles são utilizados:
“Para Física Experimental I e II, utilizamos material caseiro para os experimentos que versam sobre medidas, incertezas e mecânica. Empregamos e desenvolvemos uma solução à base de kits Arduino-UNO para o estudo de circuitos RLC em Física Experimental III, em contraste com um curso de videossimulação. Para experimentação com ótica, em Física Experimental IV, utilizamos um kit à base de laser-pointer, lupas e polarizadores. Finalmente, em Laboratório Avançado II, usamos um kit à base de Arduino”.
Alguns kits são montados pelos próprios alunos com material caseiro, outros pelos professores e há aqueles comprados pelos alunos. Lenz detalha como é o processo: “Os kits de Física Experimental I e II, que usam material caseiro, são montados ou adaptados pelos próprios alunos. Os professores sinalizam o que eles precisam e eles mesmos acham suas soluções. Já o kit para Física Experimental IV foi montado pelos professores da equipe do curso e incluem laser-pointer, lupas, placas polarizadoras, entre outros materiais. O material para esses kits foi comprado ao custo de R$ 65,00 cada de diferentes fornecedores e montado no IF-UFRJ. Foram emprestados gratuitamente aos alunos, que vão devolvê-los para serem usados no próximo semestre. Já os kits de R$ 200,00 para Física Experimental III, de circuitos elétricos, 50% deles foram comprados pelos alunos que tinham condições de adquiri-los e os outros 50% foram comprados com uma doação feita por um grupo de professores do IF-UFRJ e emprestados aos alunos que solicitaram. No caso do empréstimo, os alunos vão nos devolver os kits para usarmos no próximo semestre”.
Segundo Lenz, o risco para o uso desses materiais não é maior do que o risco normal para as pessoas que os utilizam em seu dia a dia. Ainda assim, alguns cuidados foram tomados. Todos os kits contêm instruções de segurança, os alunos tiveram encontros semanais com os professores e vários deles criaram grupos de WhatsApp com os alunos para auxiliar nas montagens.
Das 255 vagas ofertadas para o curso no PLE, 191 alunos se inscreveram. Uma delas é Alice Silva, matriculada em Engenharia Civil, que cursou Física Experimental III. Para ela, a adaptação dos cursos para o momento da pandemia da COVID-19 foi muito importante porque permitiu que, de forma segura, os alunos pudessem continuar seus estudos e os professores continuassem seus trabalhos. “Eu mesma tive um pé atrás com relação à Física Experimental a distância, mas fui surpreendida positivamente porque pude entender a matéria melhor devido a alguns fatores que o curso nesse modelo me proporcionou. Acredito que uma das maiores vantagens foi fazer os experimentos individuais e o fato de ter mais tempo para fazê-los. Antes, a gente tinha o tempo da aula e a monitoria. Nesse modelo, eu posso separar o tempo que eu preciso, dependendo da minha velocidade de entendimento.”