Categorias
Institucional

Fórum anuncia os finalistas do concurso 3MT

Disputa termina no dia 30/10 com as apresentações presenciais

Saiu a lista dos classificados na primeira etapa do concurso Três Minutos de Tese (3MT), promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC), em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais de 300 vídeos de estudantes de doutorado e recém-doutores da Universidade foram vistos no canal do FCC no YouTube, entre os dias 8 e 19/9. Agora, os 21 participantes que se destacaram devem se preparar para a grande final, no dia 30/10. 

“Para nós do Fórum, foi uma surpresa muito boa ver a participação do público”, disse a coordenadora da instituição, Christine Ruta. “Claro que a gente tinha como foco ampliar a divulgação científica e levar para a sociedade o conhecimento produzido na UFRJ de forma clara e acessível, mas houve um salto no número de interações nas mídias sociais com o FCC”, afirmou Ruta. 

Segundo ela, cresceram em 380% as visitas ao Instagram e mais de 550% de visualizações de não seguidores. “No YouTube, foram mais de 250 mil visualizações, sendo praticamente metade delas nos dois primeiros dias de disponibilização dos conteúdos. Para se ter uma ideia, um único vídeo foi visto quase nove mil vezes”, contou a diretora.

A regra era clara: os participantes tinham que dar o recado em apenas três minutos contados a partir da primeira palavra dita. Para dar suporte à apresentação, apenas um único slide era permitido. Ao todo, foram selecionados sete pesquisadores de cada uma das três áreas do conhecimento em que foram divididos (Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes). 

O 3MT do FCC tem como base o modelo internacional Three Minute Thesis (3MT®), desenvolvido pela Universidade de Queensland, na Austrália, e replicado em 900 universidades pelo mundo. O curioso é que a ideia surgiu quando uma forte seca afetou a vida nos campi da instituição australiana e, para evitar o desperdício de água, os estudantes faziam um esforço para tomar banho em apenas três minutos. O reitor Alan Lawson associou a ideia com a atividade acadêmica: para incrementar a divulgação científica e preparar os jovens para se comunicarem melhor. O primeiro evento aconteceu em 2008, mas em 2011 ganhou força e não parou mais de crescer

Para avaliar o desempenho dos estudantes da UFRJ, 178 profissionais especializados assistiram aos vídeos 1,7 mil vezes. No entanto, as visualizações e curtidas das pessoas em geral também eram contabilizadas como nota para escolher os melhores trabalhos, sempre levando em consideração se as apresentações eram claras, acessíveis e criativas. 

O FCC vai dar acesso a um curso online e presencial de divulgação científica para preparar os pesquisadores para a grande final. A ideia é fazer com que, antes dessa etapa, o que já está bom fique ainda melhor. Embora não seja obrigatório, o curso vai capacitar os pesquisadores para que no futuro comuniquem conceitos científicos de forma eficaz e acessível.

Para o pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa, João Torres, tanto a UFRJ como a sociedade se beneficia da visibilidade que o 3MT traz dos conhecimentos e descobertas da academia

“Acho que uma coisa muito boa desse concurso é deixar também um registro das pesquisas em andamento pela UFRJ. Como é uma competição, não tem jeito, precisamos ter os escolhidos do júri acadêmico e popular, mas fica um espaço disponível para que as ideias ganhem aplicações no futuro ou estimulem novas pesquisas”, disse João Torres, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.

O concurso também vai premiar com cinco mil reais os três pesquisadores que mais se destacarem, dando a eles a oportunidade de publicar no periódico Fórum UFRJ em Revista (https://emrevista.forum.ufrj.br/, ISSN 2965-5307). “Sem dúvida, queremos que o 3MT da UFRJ se torne um evento anual, como é em mais de 85 países. Acho que estamos no caminho certo”, finalizou a coordenadora do FCC, Christine Ruta.