Categorias
Meio Ambiente Saúde

Comunidade universitária pode enviar resumos para I Simpósio Clima e Saúde

Interessados têm até 28/9 para submeter trabalhos. Candidatos com propostas aprovadas farão apresentação oral ou em pôsteres, além de terem trabalhos publicados nos anais do evento, que ocorre no dia 28/10, em São Paulo

Estão abertas até domingo, 28/9, o prazo para submissão de resumos científicos, nas  modalidades experiência profissional e pesquisa acadêmica, para o I Simpósio Clima e Saúde, a ser realizado no dia 28/10. A iniciativa é do Complexo Hospitalar e da Saúde (CHS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). O evento faz parte da 18ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2025), que acontece de 28 a 30/10 no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. 

Os integrantes da comunidade científica da Universidade que estiverem interessados em enviar suas propostas devem atentar para a adequação dos trabalhos a um dos seguintes eixos temáticos, definidos pelo edital: Doenças Sensíveis ao Clima; Complexo Econômico-Industrial da Saúde;  Saúde Planetária e Saúde Única;  Saúde e o Multilateralismo Climático;  Mitigação, Adaptação e Resiliência em Saúde; Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis; Equidade em Saúde e Justiça Climática; e Políticas Públicas em Saúde, Clima e Sustentabilidade. 

Os resumos aprovados no processo seletivo vão ser selecionados para apresentação oral ou para sessão de pôsteres. Em ambos os casos, a participação deverá ser feita de modo presencial. Além disso, esses trabalhos serão publicados nos anais do evento. O Simpósio, que reunirá estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais e gestores públicos e privados, tem o objetivo de  promover o diálogo em torno de soluções inovadoras e transformadoras para os desafios socioambientais contemporâneos no setor da saúde. O diretor do CHS, dr. José Leoncio de Andrade Feitosa, contextualiza  a relevância e o pioneirismo da UFRJ de estar inserida nesse debate mundialmente relevante:  

“Saúde é clima, clima é saúde. As alterações climáticas e meteorológicas impactam diretamente a saúde das populações dos territórios afetados. Elas agem como causas de doenças, como hepatite, leptospirose, diarreia, asma etc., assim como evitam ações de prevenção a doenças e promoção à saúde, já que algumas das enfermidades citadas enfraquecem o sistema de vacinação de patologias evitáveis. Esse assunto, tratado oralmente na COP17, em Durban, fez parte do relatório da COP26. Para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada no mês de novembro em Belém, a UFRJ é a primeira signatária do manifesto, associando-se a diversas instituições nacionais e internacionais. Esse importante documento alerta sobre os problemas que as alterações climáticas produzem na saúde das populações, assim como elenca propostas para mitigar e solucionar esses graves acometimentos. Nesse sentido, a UFRJ tem dedicado grande esforço, não só na divulgação do tema, como também abrindo espaço para proposições, objetivando a redução deste dramático quadro que já nos atinge hoje”, alerta o médico.

A 18ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis, realizada em formato presencial e a distância, integra as atividades Pré-COP30.  Nesse contexto, o I Simpósio Clima e Saúde tem o intuito de incentivar o intercâmbio de conhecimentos, reflexões e práticas que fortaleçam a relação entre saúde e sustentabilidade, com ênfase na ação climática presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 13), na saúde planetária, na equidade e justiça ambiental.

Para ter acesso ao edital do I Simpósio Clima e Saúde, basta clicar no link https://cdn.hospitaissaudaveis.org/uploads/anexos/EditalUnificado_ISimposioClimaeSaude_2025_PHS.pdf. Aqueles que quiserem enviar seus resumos devem preencher o Formulário de Submissão de Trabalhos no endereço https://forms.office.com/r/YKvRZ5DJ4A