Entre os dias 12 a 15/8, uma parte das produções científicas e culturais inovadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai aportar no Pier Mauá, no Centro do Rio. É que a Minerva será uma das expositoras da Rio Innovation Week (RIW) 2025, a maior conferência global de tecnologia e inovação. A participação institucional amplia a visibilidade do que é produzido pela comunidade acadêmica em prol da sociedade, mostrando como o progresso tecnológico pode ser inclusivo, sustentável e alinhado aos valores humanos.
Para a 5ª edição do evento, que tem o tema “Um olhar através da ética”, a Universidade preparou um estande organizado em blocos temáticos. Entre eles, inclusão, investigação forense, saúde, empreendedorismo, artes e meio ambiente. Além de conhecer a produção universitária aplicada a problemas reais, o público poderá interagir com tecnologias emergentes, experiências sensoriais e soluções sustentáveis. Tudo desenvolvido em laboratórios e programas da UFRJ. Os responsáveis por proporcionar essa aproximação dos visitantes da RIW à produção científica foram a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) juntamente com o Inova UFRJ, núcleo de inovação tecnológica da Universidade:
“A PR-5 participa com iniciativas que aproximam a Universidade das demandas da população, trazendo atividades, como a exposição de órgãos plastinados – que são representações precisas de corpos preservados –, simulações com óculos de acessibilidade, filmes em 3D sobre a Amazônia, oficinas de inovação cidadã, biotecnologia e apresentações de startups incubadas na UFRJ”, diz Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.
A magia da RIW
Para a diretora executiva da RIW, Luciana Potsch, a possibilidade de montar um evento em que várias áreas dialogam é justamente um dos encantamentos, que os visitantes poderão testemunhar na prática: “A verdadeira magia do Rio Innovation Week está na forma como quebramos as barreiras entre os setores. Criamos um ambiente fértil onde um artista pode inspirar um cientista, e um debate sobre sustentabilidade pode destravar uma nova solução de negócio para um executivo. Essa pluralidade de vozes e temas, que vão da cultura à saúde global, é o nosso grande diferencial. É nesse cruzamento de fronteiras que as ideias mais transformadoras e éticas realmente nascem.”
A Rio Innovation Week 2025 contará com mais de 3 mil palestrantes nacionais e internacionais, 2 mil mentorias e workshops, 47 conferências e 39 palcos simultâneos. Esse conjunto de atividades tem por objetivo estimular a reflexão sobre, por exemplo, de que forma o uso de ferramentas, como a Inteligência Artificial (IA), pode tanto ajudar na inclusão e acessibilidade quanto aumentar as desigualdades.
Minerva presente!
O que fazem os filhos de Minerva em prol da sociedade? Na RIW, será possível ter uma ideia da potência realizadora de pesquisas, projetos e conhecimentos variados desenvolvidos no dia a dia nos diversos espaços da UFRJ: acessibilidade, inclusão, saúde e bem-estar; tecnologias para a educação e informação; sustentabilidade, energia, incubadoras e startups; artes, meio ambiente, empreendedorismo, inovação e cidadania.
Além disso, a Universidade também marca presença nos debates e reflexões. O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, será um dos integrantes do painel intitulado “Parcerias público-privadas no setor de saúde no Brasil: modelos inovadores e cases de sucesso”, na quinta-feira, 14/8, às 12h, no Armazém 4, Palco 15. Já Ivana Bentes participa do painel “Criatividade na Era dos Algoritmos e da IA”, na sexta-feira, 15/8, às 19h, no 1º piso do Galpão Kobra. A professora colaboradora do Instituto de Psiquiatria (Ipub) Natalia Mota, cientista-chefe da empresa Mobile Brain, e a docente do Instituto Coppead de Administração Paula Chimenti também estão entre os palestrantes da Universidade.
“Estar na Rio Innovation Week é fundamental para mostrar à sociedade que a universidade pública brasileira é um polo de ciência, tecnologia e inovação. A UFRJ desenvolve soluções que podem transformar realidades, e a presença no evento é uma oportunidade de abrir caminhos para parcerias, transferências tecnológicas e novos diálogos com o setor produtivo”, afirma a diretora da Inova, Daniela Uziel.
No estande da Universidade, localizado no Galpão Kobra, no 1º piso, os visitantes poderão, por exemplo, tocar em órgãos do corpo humano reais e ter acesso a biocurativos inteligentes, robótica, impressão 3D, instrumentos musicais dançantes, laboratórios marinhos, entre outros. A programação inclui, ainda, uma mostra de obras em Realidade Virtual, o InovaQuiz, que contará com prêmios, e o sorteio de moedas comemorativas dos 200 anos do Museu Nacional e de sementes e mudas do Horto da Prefeitura Universitária. Para conhecer a programação diária do estande UFRJ na Rio Innovation Week 2025, basta acessar https://mailchi.mp/pr5.ufrj.br/ufrj-na-rio-innovation-week-2025.