Mais de seis mil alunos do ensino médio, das redes pública e privada, organizações não governamentais (ONGs), e de cursos comunitários preparatórios para o Enem participaram da edição 2025 do Conhecendo a UFRJ. O evento, que é promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi realizado nos dias 7, 8 e 9/5 e apresentou cursos de graduação e laboratórios aos visitantes.
Com o tema Jovens transformadores: UFRJ construindo o futuro, o projeto tem o objetivo de despertar o interesse dos futuros graduandos pelos diferentes cursos, para que escolham a UFRJ como opção no Enem. A abertura oficial do evento ocorreu no dia 7/5, no Auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia (CT), com a participação do reitor da UFRJ, Roberto Medronho, da vice-reitora, Cássia Turci, e de vários pró-reitores. A cerimônia contou com uma apresentação solo de trompa da intercambista da Escola de Música da UFRJ, Kamila Bugya.
Durante os três dias, o evento recebeu 6.259 estudantes de 174 escolas públicas e privadas, e de 3 cursinhos e ONGs, na Cidade Universitária e no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé. A programação do projeto incluiu mesas temáticas, palestras e estandes, além de visitas guiadas, oficinas e projeção de filmes da Mostra Ecofalante. As atrações serviram de inspiração para a estudante do Colégio Estadual Vicentina Goulart, do bairro Miguel Couto, em Nova Iguaçu, Lorrany Sarmento, que vislumbrou novas possibilidades de carreira após a visita: “Vim com um curso só em mente, que era o de Biologia. Mas conheci outros, como Medicina, que me chamaram muito a atenção, principalmente a parte de anatomia”.

A experiência também transformou a percepção sobre diferentes áreas do saber do aluno do cursinho pré-vestibular do Centro de Capacitação de São Geraldo, João Paulo Caldas. Morador da cidade de Saquarema, o jovem se empolgou com tanta informação e viu aumentar o seu desejo de ingressar na UFRJ. “Foi um choque de cultura, porque a gente vem de cidade pequena, e não estamos acostumados com todas essas coisas. Agora vou continuar estudando e progredir para entrar na Universidade. A UFRJ é uma das maiores do Brasil”, afirmou o estudante.
O Conhecendo a UFRJ também serviu para orientar e ajudar os participantes na decisão de escolher uma carreira. “Quis ter contato com o máximo de cursos possíveis, para eu poder me decidir, ou para que possa vir a mudar de ideia no futuro. O evento me mostrou diferentes profissões que eu posso ter acesso. Foi uma super ajuda nesse sentido de me orientar”, destacou a aluna da Escola Parque do Rio de Janeiro, Laura Coelho.

Discentes de diversos cursos da UFRJ tiveram a oportunidade de mostrar, a partir das próprias experiências, quais são as principais características das graduações e o que os futuros estudantes podem aprender ao ingressar na Universidade. “É muito legal passar um pouquinho do que a gente sabe de Física para os alunos e os incentivar a entrar nessa área, mostrar alguns experimentos. E também foge um pouco do que estamos acostumados a fazer todos os dias”, disse o estudante do bacharelado em Física, Nathan Vasconcelos.
“É bem explicativo. No estande, eu consegui aprender bastante coisa, gostei muito da comunicação, do jeito de explicar e dos assuntos que foram abordados. Vim interessado em Psicologia, mas gostei muito de outros cursos. Aprendi muito de Física, mesmo não gostando muito da área. Agradeço pela oportunidade de poder ter vindo”, ressaltou Miguel Testa, do Colégio Estadual do Parque do Amorim, de Belford Roxo.
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de se informar sobre as várias formas de auxílio e bolsas que podem ajudar na manutenção dos estudos. “É o evento de extensão mais importante da Universidade, porque é durante estes três dias que a gente consegue mostrar a potência da UFRJ. Os cursos de graduação não formam somente profissionais, formam pessoas. Quem vai ao evento consegue ver que a Universidade é feita de gente plural, cheia de cultura, inovação, tecnologia e ciência”, destacou a superintendente de Integração e Articulação da Pró-Reitoria de Extensão, Bárbara Tavela.














Com um aumento de 30% no número de interessados em conhecer os 175 cursos de graduação e laboratórios que a Universidade oferece, as expectativas dos organizadores da edição deste ano foram alcançadas, segundo a pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes: “É muito gratificante ver o engajamento e o entusiasmo dos estudantes do ensino médio diante de cada estande e das palestras. Muitos deles colocando pela primeira vez o pé numa universidade e podendo abrir esse horizonte através da graduação, conhecendo o que é pesquisa e extensão universitária. Eles saem daqui sabendo que podem entrar na universidade antes do Enem para fazer os cursos de extensão”.