Categorias
Institucional

UFRJ estabelece novo recorde com 160 cursos de excelência em avaliações do MEC

Mais de 90% dos cursos avaliados pelo órgão obtiveram conceito 4 ou 5, os mais altos

A avaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) superou as expectativas. Dos 175 cursos da instituição, 160 obtiveram notas 4 e 5 (conceito máximo). Os dados foram obtidos pela Procuradoria Educacional Institucional vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) da UFRJ, durante o último monitoramento das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional  (PDI). 

Em 2020, eram 122 cursos com conceito 4 ou 5. A meta era atingir 132 no monitoramento seguinte. Contudo, o resultado alcançado foi além, com 91,4% dos cursos atingindo os maiores conceitos de avaliação. Eles foram obtidos por meio de uma listagem elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) em processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos.

A renovação de reconhecimento é uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a qual visa garantir a continuidade da oferta dos cursos e promover a qualidade do ensino superior no país.

A obtenção dos conceitos leva em consideração dois tipos de avaliação. Uma delas é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além de observar a performance dos estudantes, o MEC também analisa um questionário de avaliação dos próprios estudantes acerca da instituição e da qualificação do corpo docente. Esse processo gera o chamado conceito preliminar de curso (CPC), utilizado para a renovação automática do reconhecimento dos cursos, caso o conceito seja 3 ou mais. 

Outro tipo de avaliação envolve um processo que é aberto pelo MEC, buscando analisar projeto pedagógico, dimensões didático-pedagógicas, corpo docente e infraestrutura. Posteriormente, são efetuadas visitas por comissões de especialistas para avaliação externa dos cursos, que leva à conceituação.

A Procuradoria Institucional de Educação da UFRJ realiza uma série de capacitações com os coordenadores dos cursos, tanto para preparação para o Enade, quanto para as visitas, além de acompanhar os estudantes em todas as etapas. “Conseguimos internalizar na Universidade a importância de os coordenadores serem capacitados, preencherem corretamente todos os processos e se prepararem para a visita”, explica a procuradora educacional institucional da UFRJ, Maria Antonieta Gimenes.

De acordo com Gimenes, há uma preocupação constante com o desenvolvimento, realizando-se diversas reuniões, com treinamentos e oficinas. “Conversamos com os coordenadores sobre a importância do Enade para a Universidade, para o conceito do curso e também para o próprio orçamento da Universidade, que depende dos conceitos que os cursos recebem”, destaca.

A vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci, ressalta que o resultado da avaliação dos cursos de graduação é fruto de um trabalho conjunto, desenvolvido principalmente pela Pró-Reitoria de Graduação e Procuradoria Educacional Institucional com os coordenadores de cursos, com base no relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRJ. “Precisamos celebrar esse resultado porque, apesar de todas as condições que temos, principalmente com infraestrutura física precária e orçamento insuficiente, continuamos a manter a qualidade dos nossos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação.”

A avaliação também é vista pela gestão da UFRJ como uma ferramenta capaz de atrair cada vez mais estudantes, além de demonstrar a importância do trabalho realizado pela comunidade acadêmica para o desenvolvimento da Universidade. “Toda a sociedade deve ter conhecimento do quanto os nossos servidores, tanto os técnicos-administrativos em educação quanto os docentes, e nossos estudantes são dedicados e trabalham para que a UFRJ tenha cada vez mais cursos com as notas mais elevadas em termos de qualidade. É um resultado expressivo, é um resultado que merecemos, apesar de todas as dificuldades que passamos”, destaca Turci.