A Casa da Ciência da UFRJ abrigará a Feira do Livro Científico (Flic) entre os dias 11 e 14/7. O evento, que contará com 26 editoras, oferecerá gratuitamente palestras, lançamentos de livros e sessões de autógrafos. O encontro também terá programação infantil e apresentações musicais de grupos como Violões da UFRJ e Camerata de Cordas da UFRJ. A Flic é organizada pelo Fórum de Ciência e Cultura, Editora UFRJ, Programa de Apoio às Artes (Proart) e Casa da Ciência.
A abertura da feira terá a presença do reitor da UFRJ, Roberto Medronho, que abordará a popularização do conhecimento médico em era de pandemias, às 17h30 do dia 11/7. O festival também contará com uma programação diversa, com debates sobre inteligência artificial, política, mudanças climáticas, futebol e arte. “Trata-se de uma ação inédita em nosso estado e que esperamos refletir uma maior difusão do conhecimento científico produzido em nosso país. É um bom programa para todos que amam o conhecimento e desejam entender o mundo contemporâneo”, afirma o organizador do evento, Ismar Carvalho, professor do Instituto de Geociências (Igeo/UFRJ).
Na sexta-feira (12/7) e no sábado (13/7), a Editora UFRJ irá lançar livros sobre imigração portuguesa para o Brasil e sobre movimentos sociais. Também na sexta, o professor Ismar Carvalho lançará o livro Dinosaur Footprints Throughout Mesozoic Basins in Brazil, sobre pegadas de dinossauros no solo brasileiro. No domingo (14/7), junto ao Serviço Geológico do Brasil, as crianças vão poder criar suas próprias réplicas de fósseis.
A programação infantil terá contação e construção de histórias, além de oficinas de pintura com aquarela. No sábado (13/7), às 16h, uma mesa de debate discutirá a arte de Hélio Oiticica, Mário Pedrosa e Pancetti com professores da UFRJ que escreveram livros sobre os artistas. As obras foram divulgadas pelo Conexão UFRJ e estão disponíveis no site da Editora UFRJ.
A Flic será na Casa da Cieñcia da UFRJ, na Rua Lauro Müller, nº 3, em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Confira a programação completa:
Quinta-feira, 11/7
17h – A Faperj e o apoio à edição aos livros acadêmicos no Rio de Janeiro – Caio Meira
17h30 – Abertura oficial da Feira do Livro Científico da UFRJ
Medicina em era de pandemias: como popularizar o conhecimento – Roberto Medronho
18h30 – Espetáculo Musical: Quarteto Magisterra (Annette-Barbara Vogel – Violino, Fernando Pereira – Violino, Dhyan Toffolo – Viola, Kaiami Satomi – Violoncelo)
Sexta-feira, 12/7
14h – Inteligência artificial – Camila Leporace
Sessão de autógrafos – Algoritmosfera: a cognição humana e a inteligência artificial (Editora PUC/Hucitec)
15h – Mulheres na ciência e na política –Tatiana Roque e Ana Paula Abreu de Moura. Mediação: Débora Fogel
16h30 – Memória, movimentos sociais e direitos humanos —José Sérgio Leite Lopes e Luciana Lombardo. Mediação: José Carlos Matos Pereira
Lançamento do livro: Memória, movimentos sociais e direitos humanos, org. por José Sérgio Leite Lopes, Felipe Magaldi, Lucas Pedretti, Luciana Lombardo e Virna Plastino (Editora UFRJ/Faperj)
18h30 – Dinossauros do Brasil – Luiz Eduardo Anelli
19h – Sessão de autógrafos
Novo guia completo dos dinossauros do Brasil, de Luiz Eduardo Anelli (Edusp/Editora Peirópolis)
Histórias de Meteoritos ou Meteoritos na História?, de Amanda Tosi e Maria Elizabeth Zucolotto (Artêra Editorial/Editora Appris)
19h30 – Lançamento do livro: Dinosaur Footprints Throughout Mesozoic Basins in Brazil, de Ismar de Souza Carvalho (Editora Springer)
20h – Espetáculo Musical: Violões da UFRJ – Coordenação: Celso Garcia de Araújo Ramalho, Bartolomeu Wiese Filho e Marcus Ferrer. Integrantes: Daniel Xavier Haddad, Wesley Luiz, Lucas Damasceno, Jean Michel da Silva Barbosa, Gabriel Tasso Silva Oliveira, Marcos José Santos Mendonça Junior, Francisco Soares, Rafael Jorge da Silva
Sábado, 13/7
10h – Programação Infantil
Contação de histórias – Sônia Rosa, Dulce Eugênia e Valéria Coutinho Pereira
11h – Portugueses e a imigração no Brasil – Mario Luís Grangeia e Mohammed ElHajji. Mediação: Leandro Müller
Lançamento do livro: Irmãos de além-mar? Portugueses e a imigração no Brasil, de Mario Luís Grangeia (Editora UFRJ)
14h – Programação Infantil
Colorindo o fundo do mar: oficina de aquarela para crianças
Superintendência de Divulgação Científica
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
15h – Mudanças climáticas: posso perguntar? – Claudine Dereczynski
16h – A arte em debate: Hélio Oiticica, Mário Pedrosa e Pancetti – Tania Rivera, Cesar Oiticica, Gláucia Villas Boas e Felipe Scovino. Mediação: Marcelo Jacques de Moraes
Sessão de autógrafos: Mário Pedrosa: crítico de arte e da modernidade; de Gláucia Villas Boas; Hélio Oiticica: cartas 1962-1970, org. Tania Rivera e idealização Cesar Oiticica e Pancetti, o moderno periférico, de Felipe Scovino (Editora UFRJ)
18h – A origem do homem nas Américas – Bernardo Esteves
Sessão de autógrafos: Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas, de Bernardo Esteves (Companhia das Letras)
19h30 – Espetáculo Musical: In-Versos – Coordenação: Celso Ramalho. Direção Musical: Artur Gouvêa. Integrantes: Queren Souza, Israel Menezes, Isaac Newton Soares, Michelly Gondim, Jean Gabriel Benicio, João Pedro Ferreira, Júlia Paiva e Yuri Bello
Domingo, 14/7
10h – Programação Infantil
Oficina de réplica de fósseis – Serviço Geológico do Brasil
Oficina de construção de histórias – Casa da Ciência da UFRJ
11h – Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo – Rosana da Câmara Teixeira e Renato Coutinho
Sessão de autógrafos: Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo: memórias da Torcida Jovem do Flamengo (1960-1990), org. por Rosana da Câmara Teixeira e Bernardo Buarque de Hollanda (Editora UFRJ/Faperj)
15h – Teorias raciais e a construção da nação brasileira – Ronald Raminelli
16h30 – Espetáculo Musical: Camerata de Cordas da UFRJ – Coordenação: Fernando Pereira