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O sinal secreto

Redescoberta, a ópera Il Néo estreia nesta semana na Escola de Música, 72 anos após única encenação

O Teatro Municipal de Niterói apresenta nos dias 27 e 28 de junho, às 19h, a ópera Il Néo, de Henrique Oswald. O pianista, compositor, concertista e diplomata brasileiro, que dirigiu a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro no início do século XX. A obra foi classificada pelo compositor como uma Novelletta Musicale e tem um único ato, dividido em três quadros. A ópera se baseia no libreto de de Eduardo Fillipi, que se inspirou por sua vez no conto “La Mouche”, do dramaturgo francês Alfred de Musset (1810-1857). A estreia, porém, acontece nesta semana.

O título da obra se refere a uma pinta existente nas costas de Madame de Pompadour, a cortesã francesa amante do Rei Luís XV, sendo um sinal secreto de sua beleza. A história se passa no Palácio de Versalhes. Na trama, um corneteiro, o Cavalheiro La Blanche Meroisier, tenta ingressar no Palácio. Impedido nos portões pelo Guarda Suíço, acaba por conseguir penetrar no Trianon, pois é portador de uma mensagem do Rei para a Madame de Pompadour. Ao encontrá-la, aproveita para fazer-lhe um pedido: que interceda junto ao Rei para dar-lhe a posição de corneteiro real. 

Ao ler a carta, Madame desmaia, deixando cair o xale que lhe cobria os ombros, momento no qual o Cavaliere descobre a pinta. Pompadour, então, lhe avisa que divulgar esse segredo pode ser sua ruína. Ele promete conservar segredo, e a cortesã decide colocá-lo à prova, convidando-o para um baile de máscaras e usando mascarados de sua confiança para obrigá-lo a romper com a promessa. Ao final, a coragem e a discrição do Cavaliere são recompensadas.

De acordo com o musicólogo Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, “a música é deliciosa, sublinhando com ironia e emoção todas as passagens do texto”. A partitura de “Il Néo” foi recuperada a partir dos manuscritos existentes na Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ e do Arquivo Nacional, um trabalho desenvolvido pelo maestro Pedro Messias em no curso de mestrado profissional no PROMUS, sob a orientação de André Cardoso, com o apoio do Projeto Ópera da Funarte / UFRJ.

A ópera foi a primeira a ser transmitida pelas ondas de rádio no Brasil, em 1925. Uma outra curiosidade é que Henrique Oswald jamais a veria encenada. A ópera subiria ao palco pela primeira vez apenas na temporada de 1952, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, por ocasião do centenário de nascimento do compositor. Naquela ocasião, uma presença ilustre marcou ainda mais a relação da UFRJ com a obra do compositor: os figurinos foram de autoria de Fernando Pamplona, ex-aluno e também professor e diretor da Escola de Belas Artes da Universidade.

Estreia no Salão Leopoldo Miguéz

A estreia da ópera, porém, aconteceu no dia 20 de junho, no Salão Leopoldo Miguéz da Escola de Música. Passados 99 anos de sua estreia no rádio e 72 anos de sua única encenação, “Il Néo” poderá ser ouvida novamente em produção do projeto Ópera na UFRJ, com o apoio do Projeto Ópera da Funarte. 

A Orquestra Sinfônica da UFRJ acompanha a apresentação sob regência do maestro Pedro Messias. Il Néo terá também apresentações na Cidade Universitária. O endereço do Teatro Municipal de Niterói é Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro.

SERVIÇO

Auditório Horta Barbosa do Centro de Tecnologia – Ilha do Fundão

Dia 25 (terça) 13h

Teatro Municipal de Niterói

Dias 27 (quinta) e 28 (sexta) 19h

 Elenco:

 Cavalheiro La Blanche Meroisier: Robson Lemos / Rodrigo Barcelos

Madame Pompadour: Dhulyan Contente / Amanda Ayres

Guarda Suíço: Gilson Bender / Leonardo Forny

Jovem Pajem: Júlia Riera / Isabela Peralta

Pagem (soprano): Carla Garcia / Bruna Bruno

Pagem (mezzo): Thaissa Bastos / Daniela Moreira

Valete (tenor): Raffael Uchoa / Eduardo Barbosa

Valete (B. Bar): Cristóbal Rioseco / Moisés Ribeiro

Cidadão (tenor): André Cisco / Marcus Vinícius Lima

Cidadão (B. Bar.): Dayvid Lucas / Harley Guirado

Mago: Gilson Bender / Leonardo Forny

Folia: Júlia Riera / Isabela Peralta

Fada (soprano): Carla Garcia / Bruna Bruno

Fada (mezzo): Thaissa Bastos / Daniela Moreira

Harpia (tenor): Raffael Uchoa / Eduardo Barbosa

Harpia (B. Bar): Cristóbal Rioseco / Moisés Ribeiro

Demônio (tenor): André Cisco / Marcus Vinícius Lima

Demônio (B. Bar.): Dayvid Lucas / Harley Guirado

Orquestra Sinfônica da UFRJ

Regência: Pedro Messias

 Direção cênica: José Henrique Moreira

Figurinos: Nicolas Rodrigues e Carla Silvestre (Coordenação:

Prof. Leonardo de Jesus)

Cenografia: Christopher Munford, Felipe Eduardo Stein (Coordenação:

Profa. Andréa Renk)

Assistente de direção: Kamilla Ferreira.

Assistente de direção e movimento: Marcellus Ferreira

Pianistas: Leandra Vital e Thalyson Rodrigues

Produção: Fabrícia Medeiros e André Garcez

Direção Geral: Lenine Santos, Homero Velho e Andrea Adour

Apoios:

ProArt – Programa de Apoio às Artes – FCC/UFRJ

Academia Brasileira de Música

Música Brasilis