Sociedade

O conflito de Gaza pela ótica do direito internacional

Jurista, advogado, professor e ex-magistrado brasileiro, Francisco Rezek fará palestra em defesa de direitos humanitários

O ex-ministro das Relações Exteriores e juiz da Corte Internacional de Justiça, José Francisco Rezek, realiza nesta sexta-feira, dia 24 de maio, a  palestra Gaza e o colapso do Direito Internacional, na qual vai dissertar sobre as violações cometidas por Israel no território palestino, em busca dos terroristas do Hamas.

Rezek, que esteve à frente do Itamaraty no governo Collor, atualmente exerce a advocacia em São Paulo e no Distrito Federal, onde também leciona no Centro Universitário de Brasília. Ele é um jurista, advogado, professor e ex-magistrado brasileiro. Foi procurador da República e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a professora Juliana Neuenschwander Magalhães, uma das organizadoras do evento, o público pode esperar uma fala contundente e indignada em defesa dos princípios humanitários do Direito internacional. “Há uma grande e justificada preocupação por parte das organizadoras e acreditamos que  também dos por parte dos convidados em se defender o Direito dos Povos ameaçado de destruição, acompanhando as decisões mais recentes dos organismos internacionais, o que não poderia ser diferente”, afirmou.

O evento, que acontece no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito (FND), na Rua Moncorvo Filho, 8, no Centro do Rio, contará com as professoras Larissa Ramina, da Universidade Federal do Paraná, e Carol Proner, da ND, como debatedoras.