Categorias
Sociedade

Laboratório da UFRJ lança guia de monitoramento das eleições municipais

Lappcom reúne postagens informativas nas redes sociais para acompanhamento de todo o processo eleitoral de 2024

O Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (Lappcom) lançou, em suas redes sociais, o “Guia Eleições Municipais 2024”. A iniciativa, que começou em agosto, traz publicações informativas sobre as eleições municipais no estado do Rio de Janeiro.  A principal proposta do guia é democratizar a informação política, levando-a para toda a população. 

As postagens têm como base as pesquisas dos membros do laboratório, que serão compiladas em dossiês. O primeiro volume sobre os candidatos à Prefeitura com dados de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro já está disponível para acesso. Dividido em três etapas de acompanhamento – momento pré-eleitoral, eleições e o pós –, o guia é um monitoramento do processo eleitoral das macrorregiões do Rio de Janeiro a partir das características políticas de cada uma. 

Assuntos como os principais atores, comparação entre a política nacional e local, reeleições, coligações, cabos eleitorais, entre outros, são norteadores do trabalho. As informações que servem de base para a pesquisa são retiradas tanto de veículos tradicionais de comunicação quanto das redes sociais dos próprios pré-candidatos. De acordo com um dos coordenadores do projeto, Victor Escobar, os perfis de políticos na internet são importantes objetos de estudo para o laboratório, porque é a partir deles que se consegue acompanhar de fato as alianças e entender o contexto de cada campanha.

Os 17 integrantes da pesquisa foram divididos em seis grupos para estudos específicos de cada região do estado. Segundo Victor, o objetivo é fazer uma “radiografia” da eleição de cada município.

Importância das eleições municipais 

A pesquisa sobre as eleições municipais de 2024 segue as diretrizes de trabalhos anteriores do laboratório, como a publicação Dossiê: A Baixada Fluminense e as eleições de 2022, divulgada no ano passado. O estudo se debruçou sobre as candidaturas vindas da região em destaque e em como elas se deram tanto na perspectiva local quanto nacional. Segundo Victor, a projeção de Daniela do Waguinho, por exemplo, que alcançou o cargo de ministra do governo Lula, e a derrota de Marcelo Freixo na eleição estadual devido, entre outros fatores, à falta de apoio de vereadores ao político, já eram previstas pelo laboratório. 

“É importante entender, por exemplo, que um vereador – o político que está mais próximo da população em termos geográficos – também age na eleição de outras pessoas. Não é possível fazer política sem o apoio dele. Ou seja, é um tema muito próximo dos eleitores, mas sobre o qual, de certa forma, a academia não tem um olhar específico. Não podemos esquecer o nível municipal porque é nele que tudo acontece”, explica o coordenador. 

Divulgação científica no Instagram 

Com o objetivo de informar diferentes tipos de público e descomplicar a linguagem acadêmica sobre a política, o projeto também idealizou uma frente de divulgação científica voltada para as redes sociais. “Queremos trazer informações sobre a política para o conhecimento de um público não especializado, para que as pessoas conheçam as elites políticas, conheçam as opções disponíveis e saibam mais sobre o quadro político no estado do Rio de Janeiro”, diz a coordenadora do Lappcom, Mayra Goulart, que também é professora da UFRJ.

O Guia Eleições Municipais 2024 é publicado nas redes sociais do Lappcom | Imagem: Reprodução

Por meio de postagens quantitativas, como dados das eleições, e qualitativas, como perfil e histórico dos candidatos, o guia traz os resultados da pesquisa do laboratório, análises e projeções eleitorais. Além disso, durante o processo eleitoral serão publicados boletins nas redes sociais do Lappcom com informações sobre as eleições. Por enquanto, as postagens estão voltadas para os levantamentos do laboratório em torno dos candidatos à reeleição em cada região do estado. 

Segundo a integrante do Lappcom e responsável pela comunicação do guia, Alice Leal, as publicações também terão quadros como o “Fique de Olho”, destinado à divulgação e análise de notícias sobre as eleições, candidatos e temas relacionados. “Queremos trazer o máximo possível de informação do que estiver rolando, principalmente mais perto das eleições. A intenção das redes do Lappcom é democratizar as informações que estamos estudando e atingir públicos diferentes”, destaca.

O laboratório 

O Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (Lappcom) é uma iniciativa vinculada ao Departamento de Ciência Política da UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ. A equipe de pesquisadores é composta por 20 estudantes de graduação e pós-graduação e 10 professores de diferentes universidades do Brasil e do exterior. Para Alice, que também é estudante de Ciências Sociais da UFRJ, o projeto é uma ótima ferramenta não só para o campo profissional, mas também para o aprendizado no geral. 

“Eu acho muito interessante nós estarmos divulgando esses dados e informações do guia porque estamos aplicando na prática o que pesquisamos na faculdade e aprendemos na aula. E é importante porque estudamos as instituições políticas, e a partir da divulgação, mostramos de forma mais clara e descomplicada o que está acontecendo no meio político”, finaliza Alice. 

Além do acompanhamento da conjuntura política, o Lappcom também desenvolve e aplica metodologias quantitativas e qualitativas de análise de textos políticos.

Acompanhe o Guia das Eleições Municipais 2024 pelo Instagram do Lappcom.

*Sob supervisão de Vanessa Almeida.