O Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro prorrogou, até 3/3, o prazo das inscrições da 2ª edição do programa Projetos Especiais . Discentes, docentes e servidores podem inscrever projetos relacionados com temas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa tem como objetivo principal apresentar soluções para os atuais desafios da humanidade.
A iniciativa visa à interdisciplinaridade e inovação em todas as áreas do conhecimento. O total investido nos projetos será de R$ 1.350.000,00. Segundo o diretor do Parque, Vicente Ferreira, o programa fomenta projetos de grande impacto social que possivelmente não teriam financiamento adequado ou suficiente para serem realizados e os possibilita de atuar em prol do bem da sociedade.
“Temos que reforçar e agradecer a parceria com as pró-reitorias de Graduação (PR-1), Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) e Extensão (PR-5), sem as quais esse edital não seria possível”, explica Ferreira.
Uma das obrigatoriedades previstas no edital é o diálogo do projeto inscrito com, pelo menos, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU descritos a seguir:
– ODS 6: Água Potável e Saneamento. Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos;
– ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos;
– ODS 10: Redução da Desigualdade. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
– ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
O programa
O programa Projetos Especiais busca apoiar iniciativas institucionais voltadas para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em diversas áreas do conhecimento. Projetos que envolvam abordagens interdisciplinares, equipes multidisciplinares e ações em rede estão convidados para participar. É importante esclarecer que todas as propostas dos discentes deverão estar acompanhadas de um orientador (docente ou servidor administrativo da UFRJ).
Requisitos para inscrição:
- Ser um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) desenvolvido pelo corpo social da UFRJ.
- Contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), descritos no edital.
- Envolver dois centros e/ou unidades da UFRJ.
- Possuir equipe multidisciplinar, com a presença de alunos de graduação e pós-graduação.