Atualizado às 12h51 de 20/9/2022
Trinta e cinco programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro subiram de nota no resultado preliminar da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo nacional considerou cerca de 4.500 programas de pós-graduação stricto sensu no país entre os anos de 2017 e 2020, sendo 125 da UFRJ.
Considerando os cursos da instituição, 28% tiveram aumento de nota, 62% mantiveram o grau da avaliação passada e 10% apresentaram diminuição no conceito. Esses devem recorrer contra o resultado preliminar junto à Capes.
Os programas que melhoraram na performance, em comparação com 2017, foram:
- Administração – subiu de 6 para 7
- Arqueologia – 4 para 5
- Arquitetura Paisagística – 4 para 5
- Atenção Psicossocial – 3 para 4
- Biodiversidade e Biologia Evolutiva – 5 para 7
- Bioquímica – 6 para 7
- Ciência da Informação – 4 para 6
- Ciências Biológicas (Botânica) – 4 para 5
- Design – 3 para 4
- Ecologia – 5 para 7
- Economia Política Internacional – 3 para 4
- Educação Física – 3 para 4
- Educação, Gestão e Difusão em Biociências – 3 para 4
- Engenharia Civil – 6 para 7
- Engenharia de Produção – 4 para 5
- Engenharia de Transportes – 5 para 6
- Engenharia Oceânica – 4 para 5
- Engenharia Urbana – 4 para 5
- Ensino de História – 4 para 5
- Ensino de Matemática – 4 para 5
- Ensino de Química – 3 para 4
- História Comparada – 4 para 5
- História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia – 3 para 4
- História Social – 6 para 7
- Interdisciplinar em Linguística Aplicada – 4 para 5
- Letras (Ciência da Literatura) – 5 para 6
- Letras (Letras Clássicas) – 3 para 4
- Letras (Letras Vernáculas) – 6 para 7
- Letras Neolatinas – 5 para 6
- Linguística e Línguas Indígenas – 3 para 4
- Música – 3 para 4
- Produtos Bioativos e Biociências – 3 para 4
- Projeto e Patrimônio – 4 para 5
- Tecnologia para o Desenvolvimento Social – 3 para 4
- Urbanismo – 5 para 6
Segundo Denise Freire, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, é momento de celebrar. “Houve um salto importante nos resultados da UFRJ, e isso é fruto de muito trabalho por parte dos nossos programas de pós-graduação”, aponta. Na avaliação quadrienal de 2017, 41 cursos de pós-graduação tinham notas 6 e 7. Agora, a quantidade de cursos de grau com qualidade internacional subiu para 47.
São eles:
- Administração – nota 7
- Antropologia Social – 7
- Arquitetura – 6
- Artes Visuais – 6
- Biodiversidade e Biologia Evolutiva – 7
- Bioquímica – 7
- Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos – 6
- Ciência da Informação – 6
- Ciência e Tecnologia de Polímeros – 6
- Ciências (Microbiologia) – 7
- Ciências Biológicas (Biofísica) – 7
- Ciências Biológicas (Fisiologia) – 7
- Ciências Biológicas (Genética) – 7
- Ciências Biológicas (Zoologia) – 6
- Ciências Morfológicas – 7
- Clínica Médica – 7
- Comunicação – 7
- Ecologia – 7
- Economia da Indústria e da Tecnologia – 6
- Educação – 6
- Educação em Ciências e Saúde – 6
- Enfermagem – 6
- Engenharia Biomédica – 6
- Engenharia Civil – 7
- Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos – 6
- Engenharia de Sistemas e Computação – 7
- Engenharia de Transportes – 6
- Engenharia Elétrica – 6
- Engenharia Mecânica – 6
- Engenharia Metalúrgica e de Materiais – 6
- Engenharia Nuclear – 6
- Engenharia Química – 7
- Física – 7
- Geografia – 7
- História Social – 7
- Imunologia e Inflamação – 6
- Letras (Ciência da Literatura) – 6
- Letras (Letras Vernáculas) – 7
- Letras Neolatinas – 6
- Linguística – 6
- Matemática – 7
- Nutrição – 6
- Planejamento Energético – 6
- Química – 6
- Química Biológica – 7
- Sociologia e Antropologia – 7
- Urbanismo – 6
O estudo
A avaliação da Capes considera a participação de consultores, docentes e pesquisadores do país. Os grupos examinaram o cenário e as ações dos programas de pós-graduação entre 2017 e 2020, a fim de apurar a qualidade dos cursos, verificando a qualidade. A proposta do programa, a análise do corpo de professores, a avaliação do corpo de estudantes e trabalhos de conclusão, produção intelectual e inserção social estão entre os quesitos avaliados.
Divididos em 49 áreas, os programas são observados por comissões específicas para cada uma. Os cursos recebem notas entre 1 e 7. Os conceitos 1 e 2 implicam o descredenciamento do curso. As notas 3 a 5 valem, respectivamente, como “regular”, “bom” e “muito bom”. Além disso, há os conceitos 6 e 7, que expressam excelência constatada em nível internacional. Somente os programas que têm doutorado podem aspirar às notas 6 e 7.
A averiguação da qualidade dos cursos de pós-graduação no país acontece desde 1976 e resulta em indicadores que possibilitem ações governamentais de apoio à ciência, além da comparabilidade com universidades estrangeiras. A avaliação nos moldes que a Capes executa é inédita no mundo e ponto positivo para o progresso da pós-graduação, fornecendo, inclusive, subsídios para a ciência produzida no Brasil.