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Mais de 30 programas de pós-graduação da UFRJ sobem de nota em avaliação da Capes

Agora, 47 programas de pós-graduação oferecidos pela UFRJ têm excelência equivalente a padrões internacionais de qualidade

Atualizado às 12h51 de 20/9/2022

Trinta e cinco programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro subiram de nota no resultado preliminar da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo nacional considerou cerca de 4.500 programas de pós-graduação stricto sensu no país entre os anos de 2017 e 2020, sendo 125 da UFRJ.

Considerando os cursos da instituição, 28% tiveram aumento de nota, 62% mantiveram o grau da avaliação passada e 10% apresentaram diminuição no conceito. Esses devem recorrer contra o resultado preliminar junto à Capes.

Os programas que melhoraram na performance, em comparação com 2017, foram:

  • Administração – subiu de 6 para 7
  • Arqueologia – 4 para 5
  • Arquitetura Paisagística – 4 para 5
  • Atenção Psicossocial – 3 para 4
  • Biodiversidade e Biologia Evolutiva – 5 para 7
  • Bioquímica – 6 para 7
  • Ciência da Informação – 4 para 6
  • Ciências Biológicas (Botânica) – 4 para 5
  • Design – 3 para 4
  • Ecologia – 5 para 7
  • Economia Política Internacional – 3 para 4
  • Educação Física – 3 para 4
  • Educação, Gestão e Difusão em Biociências – 3 para 4
  • Engenharia Civil – 6 para 7
  • Engenharia de Produção – 4 para 5
  • Engenharia de Transportes – 5 para 6
  • Engenharia Oceânica – 4 para 5
  • Engenharia Urbana – 4 para 5
  • Ensino de História – 4 para 5
  • Ensino de Matemática – 4 para 5
  • Ensino de Química – 3 para 4
  • História Comparada – 4 para 5
  • História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia – 3 para 4
  • História Social – 6 para 7
  • Interdisciplinar em Linguística Aplicada – 4 para 5
  • Letras (Ciência da Literatura) – 5 para 6
  • Letras (Letras Clássicas) – 3 para 4
  • Letras (Letras Vernáculas) – 6 para 7
  • Letras Neolatinas – 5 para 6
  • Linguística e Línguas Indígenas – 3 para 4
  • Música – 3 para 4
  • Produtos Bioativos e Biociências – 3 para 4
  • Projeto e Patrimônio – 4 para 5
  • Tecnologia para o Desenvolvimento Social – 3 para 4
  • Urbanismo – 5 para 6

Segundo Denise Freire, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, é momento de celebrar. “Houve um salto importante nos resultados da UFRJ, e isso é fruto de muito trabalho por parte dos nossos programas de pós-graduação”, aponta. Na avaliação quadrienal de 2017, 41 cursos de pós-graduação tinham notas 6 e 7. Agora, a quantidade de cursos de grau com qualidade internacional subiu para 47.

São eles:

  • Administração – nota 7
  • Antropologia Social – 7
  • Arquitetura – 6
  • Artes Visuais – 6
  • Biodiversidade e Biologia Evolutiva – 7
  • Bioquímica – 7
  • Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos – 6
  • Ciência da Informação – 6
  • Ciência e Tecnologia de Polímeros – 6
  • Ciências (Microbiologia) – 7
  • Ciências Biológicas (Biofísica) – 7
  • Ciências Biológicas (Fisiologia) – 7
  • Ciências Biológicas (Genética) – 7
  • Ciências Biológicas (Zoologia) – 6
  • Ciências Morfológicas – 7
  • Clínica Médica – 7
  • Comunicação – 7
  • Ecologia – 7
  • Economia da Indústria e da Tecnologia – 6
  • Educação – 6
  • Educação em Ciências e Saúde – 6
  • Enfermagem – 6
  • Engenharia Biomédica – 6
  • Engenharia Civil – 7
  • Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos – 6
  • Engenharia de Sistemas e Computação – 7
  • Engenharia de Transportes – 6
  • Engenharia Elétrica – 6
  • Engenharia Mecânica – 6
  • Engenharia Metalúrgica e de Materiais – 6
  • Engenharia Nuclear – 6
  • Engenharia Química – 7
  • Física – 7
  • Geografia – 7
  • História Social – 7
  • Imunologia e Inflamação – 6
  • Letras (Ciência da Literatura) – 6
  • Letras (Letras Vernáculas) – 7
  • Letras Neolatinas – 6
  • Linguística – 6
  • Matemática – 7
  • Nutrição – 6
  • Planejamento Energético – 6
  • Química – 6
  • Química Biológica – 7
  • Sociologia e Antropologia – 7
  • Urbanismo – 6

O estudo

A avaliação da Capes considera a participação de consultores, docentes e pesquisadores do país. Os grupos examinaram o cenário e as ações dos programas de pós-graduação entre 2017 e 2020, a fim de apurar a qualidade dos cursos, verificando a qualidade. A proposta do programa, a análise do corpo de professores, a avaliação do corpo de estudantes e trabalhos de conclusão, produção intelectual e inserção social estão entre os quesitos avaliados.

Divididos em 49 áreas, os programas são observados por comissões específicas para cada uma. Os cursos recebem notas entre 1 e 7. Os conceitos 1 e 2 implicam o descredenciamento do curso. As notas 3 a 5 valem, respectivamente, como “regular”, “bom” e “muito bom”. Além disso, há os conceitos 6 e 7, que expressam excelência constatada em nível internacional. Somente os programas que têm doutorado podem aspirar às notas 6 e 7.

A averiguação da qualidade dos cursos de pós-graduação no país acontece desde 1976 e resulta em indicadores que possibilitem ações governamentais de apoio à ciência, além da comparabilidade com universidades estrangeiras. A avaliação nos moldes que a Capes executa é inédita no mundo e ponto positivo para o progresso da pós-graduação, fornecendo, inclusive, subsídios para a ciência produzida no Brasil.