Na quarta-feira, 17/8, a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Pires de Carvalho, visitou Macaé e foi recebida pelo prefeito da cidade, Welberth Rezende. O encontro teve como premissa reforçar os laços entre a prefeitura e a Universidade, que possui uma unidade do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e um Centro Acadêmico Multidisciplinar no local.
A reunião apontou um caminho evolutivo na relação entre o poder público municipal e a UFRJ. Lá estavam presentes, também, o decano eleito do Centro Multidisciplinar da UFRJ/Macaé, Irnak Barbosa; o vice-decano eleito, Carlos Eduardo Lopes; e a assistente do Gabinete da Reitoria da UFRJ, Veraluce Aguiar Esteves.
Durante o encontro, a reitora reafirmou o compromisso com a ampliação das atividades educacionais no campus de Macaé e com o desenvolvimento da população local: “A ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ em Macaé é uma meta a ser atingida, visando promover, cada vez mais, o avanço da sociedade macaense e do norte fluminense”, declarou Denise.
No dia 17/8, a reitora ainda presidiu a cerimônia de posse da nova direção do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) de Macaé, unidade do CCS responsável pelos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas e pelos programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-Ciac), Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-Proasd) e Ciências Fisiológicas (PMPGCF).
Assumiram a gestão do Nupem a professora Cintia Monteiro de Barros, primeira mulher na direção do campus, e o vice-diretor, Fabio Di Dario. O Nupem foi criado a partir do interesse de pesquisadores em compreender a ecologia das lagoas costeiras da região norte fluminense no início da década de 1980. Hoje, é um instituto multidisciplinar que abriga cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.
O campus funciona na Cidade Universitária, em Macaé. Nele são oferecidos cursos de bacharelado em Química, Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia, Farmácia; licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Medicina e Nutrição. O campus também possui o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação, além do Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências. O corpo docente é constituído por 262 professores e 2.458 alunos com matrículas ativas.
Denise enfatizou a importância de Macaé como cidade estratégica e produtora de conhecimento: “Hoje, a cidade possui um Centro Universitário, que teve a criação aprovada por unanimidade na UFRJ. Macaé é uma cidade estratégica e produtora de muito conhecimento. O nosso objetivo é fazer com que a população de Macaé tenha mais oportunidades de acesso ao ensino público, gratuito, laico e de qualidade. O compromisso da maior Universidade federal do país é com a educação”.