Categorias
Pelo Campus

Novos ônibus na UFRJ

Frota da nova empresa que prestará serviços estará nas ruas a partir de quarta-feira, 15/12

A partir de quarta-feira, 15/12, a Real Brasil Turismo será a empresa responsável pelo serviço de transporte interno e intercampi na UFRJ, após ter vencido licitação.

Ao todo, 18 veículos farão o transporte universitário. Para o transporte interno, serão disponibilizados, neste primeiro momento, dez veículos que percorrerão três itinerários na Cidade Universitária, até chegar a 13 carros, gradualmente. Cinco veículos serão dedicados às linhas intercampi, que estão suspensas temporariamente. Confira aqui as linhas internas ativas.

Esforço conjunto

A contratação da nova empresa é fruto de esforços da Prefeitura Universitária, da Reitoria da UFRJ e da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6), a fim de solucionar problemas de descumprimento de horários, inadequação da frota e falta de ônibus pela empresa que até então fornecia o serviço. Os objetivos são a qualidade do serviço público e  a segurança e o conforto dos usuários.

Os novos veículos são do modelo urbano, aqueles que, dentre outras características, contam com duas portas, uma para embarque e outra para desembarque, além de janelas destravadas, que devem seguir abertas, permitindo maior circulação do ar e segurança à comunidade acadêmica durante a pandemia de covid-19.

O transporte universitário

A Prefeitura Universitária é responsável pela gestão e fiscalização do transporte coletivo e gratuito oferecido pela UFRJ. Com linhas planejadas, o transporte atende toda a comunidade universitária e os demais usuários dos serviços oferecidos nos campi. Há dois tipos de linhas: as internas (Cidade Universitária) e as intercampi (partindo da Cidade Universitária para as demais unidades da UFRJ e pontos estratégicos ao fim das aulas do período noturno).

Os ônibus transportam passageiros de um extremo a outro do campus, inclusive aos sábados, domingos e feriados, permitindo o acesso a todas as unidades hospitalares, administrativas, de serviços, ensino e pesquisa e demais locais com atividades instaladas no campus, incluindo a Residência Estudantil e a Vila Residencial.

Com informações da Prefeitura Universitária.