UFRJ é a quarta melhor universidade da América Latina

Levantamento do ranking norte-americano Best Global Universities 2022 também posiciona a instituição como a melhor federal do país

O estudo norte-americano Best Global Universities 2022 classificou a Universidade Federal do Rio de Janeiro como a quarta melhor universidade da América Latina, a terceira melhor do Brasil e a melhor federal do país. No cenário internacional, a UFRJ ficou na colocação nº 376, dentre cerca de 1.750 instituições avaliadas.

É motivo de muito orgulho o fato de a UFRJ permanecer entre as universidades líderes na América Latina. Com ensino, pesquisa e extensão de ponta, nossa centenária Universidade Federal do Rio de Janeiro tem se esforçado para contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural do país. Nosso protagonismo aponta para uma educação que transforma vidas e, portanto, para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

Denise Pires de Carvalho, reitora

Empatada com a Universidade Baylor e a Universidade do Havaí, ambas dos Estados Unidos, a UFRJ ficou à frente de outras entidades renomadas, como a Universidade de Massachusetts (EUA), Universidade de Coimbra (Portugal) e Universidade de Rennes I (França).

A lista global é liderada, na ordem, pela Universidade Harvard, Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e Universidade Stanford, todas instituições americanas. Além da UFRJ, aparecem no topo do ranking latino-americano a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Ao todo, o Brasil teve 48 instituições de ensino superior examinadas, sendo seis consideradas entre as 500 melhores do planeta. Além de UFRJ, USP e Unicamp, aparecem na lista a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), todas públicas.

O estudo avaliou 1.750 instituições de mais de 90 países, considerando 13 critérios, como reputação global, número de publicações, citações, colaboração internacional, livros etc. A pesquisa usa os indicadores do Clarivate Analytics InCites (antiga Thomson Reuters), plataforma virtual de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações. Ela possibilita criar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros em todo o planeta.

Além do ranking geral, a US News divulgou a classificação por áreas do saber. A UFRJ foi classificada em 21 das 43 áreas de conhecimento: Ciências Agrícolas (147ª colocação), Biologia e Bioquímica (178ª), Biotecnologia e Microbiologia Aplicada (218ª), Engenharia Química (214ª), Química (431ª), Medicina Clínica (420ª), Ciência da Computação (408ª), Engenharia Elétrica e Eletrônica (499ª), Engenharia (402ª), Meio Ambiente e Ecologia (220ª), Ciência e Tecnologia dos Alimentos (113ª), Geociências (342ª), Imunologia (160ª), Ciência dos Materiais (452ª), Microbiologia (72ª), Biologia Molecular e Genética (329ª), Neurociência e Comportamento (277ª), Farmacologia e Toxicologia (200ª), Física (171ª), Ciências Vegetais e Animais (215ª) e Ciências Sociais e Saúde Pública (464ª).